Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1119
Title: O AGIR COMUNICATIVO EM HABERMAS E O DISCURSO DOCENTE NAS VOZES DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR
Authors: GUIDO, Humberto Aparecido De Oliveira
RAIMANN, Ari
Keywords: ENSINO NOTURNO;ENSINO SUPERIOR;TRABALHO DOCENTE;ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Issue Date: 2003
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Abstract: ESTA DISSERTAÇÃO ESTÁ INSERIDA NA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DE HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO, NA LINHA DE PESQUISA DEDICADA À HISTÓRIA DAS IDÉIAS EDUCACIONAIS. TENDO COMO BASE TEÓRICA O AGIR COMUNICATIVO DE JÜRGEN HABERMAS, E FOCADO NO ENSINO SUPERIOR NOTURNO, ESTE TRABALHO BUSCA COMPREENDER, A PARTIR DAS VOZES DISCENTES, COMO SE DÁ A PRÁXIS DOCENTE E EM QUE MEDIDA ESTA PRÁTICA INTERFERE NA VIDA DO ALUNADO. COMO OBJETIVO NÃO MENOS RELEVANTE, BUSCA VERIFICAR SE A AÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NOTURNO TEM PROMOVIDO AVANÇO PARADIGMÁTICO OU FORTALECIDO O STATUS QUO DA EDUCAÇÃO.EM RELAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, ALÉM DA INVESTIGAÇÃO TEÓRICA, ESTE TRABALHO EXIGIU A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO JUNTO A 253 ALUNOS DOS DOIS ÚLTIMOS PERÍODOS DE SEIS CURSOS NOTURNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO ESTADO DE GOIÁS. OS RESULTADOS APONTAM PARA AVANÇOS ANIMADORES DA PRÁXIS DOCENTE NA DIREÇÃO DOS PRESSUPOSTOS DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO.
Description: UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1119
Other Identifiers: Mestrado
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf456.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools