Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1086
Título: TRABALHO E ÉTICA: OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE DUAS GERAÇÕES DE TRABALHADORES METALÚRGICOS E DO SETOR INFORMAL (1RESUMO 70-1999)
Autor(es): CATTANI, Antonio David
NARDI, Henrique Caetano
Palavras-chave: ÉTICA;TRABALHO;SUBJETIVAÇÃO;MERCADO INFORMAL
Data do documento: 2002
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo: ESTA INVESTIGAÇÃO BUSCOU COMPREENDER AS RELAÇÕES ENTRE ÉTICA E TRABALHO A PARTIR DA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE DUAS GERAÇÕES DE TRABALHADORES METALÚRGICOS E DO MERCADO INFORMAL. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A ANÁLISE DOS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO PROCUROU ESTABELECER AS RELAÇÕES ENTRE AS TRAJETÓRIAS DE VIDA, A CARACTERIZAÇÃO DOS CONTEXTOS SOCIOECONÔMICOS, A ESTRUTURA DOS REGIMES DE VERDADES (AS FORMAÇÕES DISCURSIVAS) EM TORNO DO TRABALHO E A IDENTIFICAÇÃO DOS DISPOSITIVOS PRESENTES NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO TAYLORISTA-FORDISTA E NA ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL. TAMBÉM PROPUSEMOS A RESOLUÇÃO DE UM DILEMA ÉTICO ENVOLVENDO A DECISÃO DE SER OU NÃO SOLIDÁRIO EM UMA SITUAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO. OS RESULTADOS APONTAM PARA A CONSTRUÇÃO DE DIFERENTES FORMAS DE REFLEXÃO ÉTICA QUE REMETEM PARA LAÇOS DE SOLIDARIEDADE MAIS FRACOS OU MAIS FORTES QUE DEPENDEM DO VALOR MORAL ATRIBUÍDO AO TRABALHO EM CADA PERÍODO E DO CONTEXTO SOCIOECONÔMICO QUE MARCA A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO. OS TRABALHADORES JOVENS APRESENTAM UMA FORMA DE REFLEXÃO ÉTICA MAIS INDIVIDUALISTA E OS TRABALHADORES MAIS VELHOS APRESENTAM UMA ATITUDE MAIS SOLIDÁRIA. AS TRANSFORMAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E A INSEGURANÇA LIGADA AOS ALTOS ÍNDICES DE DESEMPREGO FUNCIONAM COMO DISPOSITIVOS NA DEFINIÇÃO DOS DIFERENTES PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO.
Descrição: BIBLIOTECA SETORIAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANIDADES
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1086
Outros identificadores: Doutorado
SOCIOLOGIA
MISTO
Aparece nas coleções:Juventude e Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador