Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1068
Título: O PROGRAMA BOLSA-EMPREGO NA CIDADE DE BETIM-MG:UMA ANÁLISE A PARTIR DO OLHAR DOS GESTORES PÚBLICOS, DOS EMPRESÁRIOS E DO PÚBLICO ALVO
Autor(es): NETO, Antonio Moreira De Carvalho
CHAVES, Dener Antônio
Palavras-chave: JOVENS;PROGRAMAS DE GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA;BETIM
Data do documento: 2005
Editor: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Resumo: O PADRÃO DE INSERÇÃO DOS JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO MODIFICOU-SE CONSIDERAVELMENTE NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. A JUVENTUDE TEVE OS POSTOS DE TRABALHO REDUZIDOS AINDA MAIS SIGNIFICATIVAMENTE QUE NO SEGMENTO ADULTO, SEJA PELO ELEVADO DESEMPREGO OBSERVADO NESSE PERÍODO OU PELOS NOVOS PROCESSOS PRODUTIVOS. O DESEMPREGO JUVENIL É, ATUALMENTE, UM GRAVE PROBLEMA SOCIAL QUE REPERCUTE DIRETAMENTE PARA A SOCIEDADE NA FORMA DE DELINQÜÊNCIA JUVENIL, VIOLÊNCIA URBANA, DENTRE OUTROS. O PODER PÚBLICO LOCAL, SENSÍVEL ÀS MAZELAS RESULTANTES DO DESEMPREGO JUVENIL, PROPÕE PROGRAMAS QUE POSSAM VIABILIZAR ESSA DIFÍCIL PASSAGEM DOS JOVENS PARA O MUNDO DO TRABALHO. PORÉM, AS POLÍTICAS PÚBLICAS, DE UMA FORMA GERAL NO PAÍS, NÃO TÊM UM HISTÓRICO DE AVALIAÇÃO EFICIENTE. AS PESQUISAS, MUITAS VEZES, SE BASEIAM EM DADOS QUANTITATIVOS SOMENTE, IGNORANDO AS DIVERSAS FORMAS ALTERNATIVAS QUE SE DESENVOLVEM NO MEIO SOCIAL PARA MINORAR ESSES EFEITOS. FORMAS ALTERNATIVAS ESSAS QUE SE DÃO DE DIVERSAS MANEIRAS PELO PODER LOCAL, EMPRESAS, FAMÍLIAS E OS PRÓPRIOS JOVENS. O PRESENTE TRABALHO VEM DAR VOZ AOS ATORES SOCIAIS QUE PARTICIPAM DESSE PROCESSO, ATRAVÉS DE UM PROGRAMA DE ESTÁGIO IMPLEMENTADO PELA PREFEITURA DE BETIM MG. PARA ATENDER AOS OBJETIVOS PROPOSTOS, OPTOU-SE PELO ESTUDO DE CASO ÚNICO, UTILIZANDO-SE A METODOLOGIA DE PESQUISA CHAMADA QUALITATIVA COM ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS E COM GRUPOS FOCAIS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS. O TRABALHO UTILIZA-SE, TAMBÉM, DE DADOS QUANTITATIVOS PARA CONTEXTUALIZAR O UNIVERSO, NO QUAL FORAM ESTABELECIDAS AS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE OS PARTICIPANTES DO PROGRAMA. A PARTIR DO CRUZAMENTO DOS DEPOIMENTOS, JUNTAMENTE COM A ANÁLISE DA LITERATURA A RESPEITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INSERÇÃO DE JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO, PODE-SE CHEGAR A UMA VISÃO MAIS CLARA DOS PARTICIPANTES DO PBE, TANTO NO QUE DIZ RESPEITO À SUA IMPORTÂNCIA, COMO ATORES SOCIAIS PARTICIPANTES, QUANTO AO SIGNIFICADO DO PROGRAMA PARA OS MESMOS. CONCLUI-SE QUE A HIPÓTESE GERAL QUE NORTEOU ESTE TRABALHO, QUANTO AO PROGRAMA BOLSA-EMPREGO APRESENTAR UM RAZOÁVEL DESEMPENHO E, CONSEQÜENTEMENTE, OS GANHOS SEREM SIGNIFICATIVOS PARA OS ATORES SOCIAIS ENVOLVIDOS, FOI CONFIRMADA, EMBORA AS CRÍTICAS FEITAS À ESSA MODALIDADE DE PROGRAMA, QUE REALÇAM OS PROBLEMAS E CONTRADIÇÕES DOS MESMOS, FOSSEM, TAMBÉM, DESTACADAS. O PODER LOCAL CONSEGUIU QUE O PROGRAMA TIVESSE UM BOM DESEMPENHO QUANTITATIVO, CONSIDERANDO AS SUAS LIMITAÇÕES. PORÉM, NÃO FOI ASSEGURADO QUE OS JOVENS COM MAIOR RISCO DE VULNERABILIDADE SOCIAL FOSSEM OS PRINCIPAIS ATENDIDOS. QUANTO À EFICÁCIA DO PBE EM DESEMPENHAR O PAPEL PARA O QUAL FOI CRIADO, DENTRO DAS EXPECTATIVAS DOS ATORES SOCIAIS ENVOLVIDOS, OBSERVOU-SE QUE O ATENDIMENTO À ESSAS EXPECTATIVAS, AINDA QUE PARCIAL, FOI SIGNIFICATIVO.
Descrição: PUC MINAS
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1068
Outros identificadores: Mestrado
SOCIOLOGIA
MISTO
Aparece nas coleções:Juventude e Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf923.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador