Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1046
Título: A EDUCAÇÃO DE JOVENS DA CLASSE MÉDIA PARA O EMPREENDEDORISMO (UM ESTUDO COM EGRESSOS DO INSTITUTO EVALDO LODI EM CUIABÁ, MATO GROSSO)
Autor(es): MOTTA, Manoel Francisco De Vasconcelos
MARTINS, Eber Luis Capistrano
Palavras-chave: EDUCAÇÃO;EMPREENDEDORISMO;JOVENS DA CLASSE MÉDIA
Data do documento: 2003
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Resumo: O PRESENTE ESTUDO TRATA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS EMPREENDEDORES DA CLASSE MÉDIA, ANALISANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA, DA ESCOLA E DO IEL-INSTITUTO EUVALDO LODI NO ESTÍMULO PRÓ-EMPREENDEDORISMO. ESTUDA O EMPREENDEDORISMO E O RESSURGIMENTO DE IDEAIS LIBERAIS DE LIVRE INICIATIVA E GERAÇÃO DO AUTO-EMPREGO NO CONTEXTO DA JUVENTUDE DESTA CAMADA SOCIAL, ESTABELECENDO RELAÇÕES COM O CENÁRIO NEOLIBERAL QUE SE APRESENTA NA SOCIEDADE CAPITALISTA CONTEMPORÂNEA. COMPREENDE O EMPRENDEDORISMO COMO UM MOVIMENTO DA SOCIEDADE QUE VEM GANHANDO ESPAÇO NO BRASIL A PARTIR DA DÉCADA DE 90, CARACTERIZADO POR INCENTIVAR A INOVAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE PELO ESTÍMULO A PRÓ-ATIVIDADE, A REALIZAÇÃO PESSOAL, A LIBERDADE DE AÇÃO E A REALIZAÇÃO DO TRABALHO COM PRAZER. PARA REGIONALIZAR ESTA PROBLEMÁTICA O ESTUDO ANALISA VERSÕES DE 16 JOVENS EMPREENDEDORES EGRESSOS DO IEL- INSTITUTO EUVALDO LODI, ATRAVÉS DE SEU NÚCLEO REGIONAL EM CUIABÁ-MT, IDENTIFICANDO QUAIS ASPECTOS INFLUENCIARAM SUAS TRAJETÓRIAS DE VIDA PARA O NEGÓCIO. ESTA INSTITUIÇÃO REPRESENTA OS INTERESSES DE DIRIGENTES EMPRESARIAIS DO PAÍS, ESTIMULANDO O EMPREENDEDORISMO COMO VALOR POLÍTICO-PEDAGÓGICO. UTILIZA ENTREVISTAS TEMÁTICAS, CARACTERIZANDO SUJEITOS E SUAS FALAS SOBRE O PAPEL DA FAMÍLIA E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR, E DO IEL EM SUA FORMAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO. SINALIZA QUE A EDUCAÇÃO ESCOLAR FORMAL TEM DADO POUCA ATENÇÃO A ESTE MOVIMENTO, QUE CRESCE EM DECORRÊNCIA DAS EXIGÊNCIAS IMPOSTAS NO ATUAL CONTEXTO DO MUNDO DO TRABALHO. OS JOVENS EMPREENDEDORES ENTREVISTADOS VALORIZAM A EDUCAÇÃO E O CONHECIMENTO, CARACTERIZANDO UM NOVO TIPO DE EMPREENDEDOR, OU SEJA, AQUELE UNGIDO DE DIPLOMA SUPERIOR QUE BUSCA O SABER SOB DIVERSAS FORMAS PARA SUA APLICAÇÃO UTILITARISTA. EVIDENCIAMOS QUE ESTE JOVEM É CONDUZIDO A ACEITAÇÃO DE VALORES EMPREENDEDORES POR SUA PROXIMIDADE DESDE CEDO COM ESTE MUNDO DOS NEGÓCIOS, ONDE A CONVIVÊNCIA, OS RELACIONAMENTOS, A PRÁTICA, SÃO ORIGINÁRIOS EM GERAL DA SUA CULTURA FAMILIAR. COMPREENDE AINDA INTERESSES FAMILIARES ENVOLTOS NO DIRECIONAMENTO DO JOVEM PARA O MUNDO EMPRESARIAL, TRAZENDO AO MESMO GOSTOS E VOCAÇÕES PARA A ATIVIDADE EMPREENDEDORA, VISANDO ESTIMULAR A SUA REPRODUÇÃO E ASCENSÃO SOCIAL. ESSE JOVEM EMPREENDEDOR EGRESSO DO IEL ENTENDE QUE SEU PAPEL NA SOCIEDADE É IMPORTANTE, A PONTO DE DEDICAR-SE INTENSAMENTE AO TRABALHO. PARA ELE, SER EMPREENDEDOR É PODER REALIZAR, PODER DECIDIR SEU FUTURO, SER CAPAZ DE ENFRENTAR OS DESAFIOS COM CORAGEM E DETERMINAÇÃO. RESSALTA QUE SUA FORMAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO DEVE-SE MUITO MAIS A INFLUENCIA FAMILIAR E AO APRENDIZADO EM INSTITUIÇÕES OFERTADORAS DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DO TIPO UTILITARISTA, TAL COMO O IEL, DO QUE PROPRIAMENTE DITO NA SUA FORMAÇÃO ESCOLAR CLÁSSICA, TANTO DO ENSINO MÉDIO COMO SUPERIOR, OU AINDA, POR OUTROS ESTÍMULOS OU VALORES RECEBIDOS DE INSTITUIÇÕES SOCIAIS COMO A IGREJA E ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS.
Descrição: BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1046
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Juventude e Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf513.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador