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Título: JOVENS E EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: QUE DISCURSO É ESSE?
Autor(es): GUIMARÃES, Maria Tereza Canezin
SOUZA, Adriano Mohn E
Palavras-chave: JOVENS;IDEOLOGIA;EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Data do documento: 2006
Editor: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Resumo: A PRESENTE DISSERTAÇÃO, INTITULADA ?JOVENS E EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: QUE DISCURSO É ESSE??, OBJETIVOU DESENVOLVER UM ESTUDO A RESPEITO DO DISCURSO DO EMPREENDEDORISMO E SEU DIRECIONAMENTO AOS JOVENS. O DISCURSO EMPREENDEDOR ORGANIZA-SE IDEOLOGICAMENTE COMO UMA CONCEPÇÃO DE MUNDO, NO SENTIDO DADO POR GRAMSCI, E VALE-SE DA PREMISSA DE QUE A EDUCAÇÃO SOB A ÓTICA EMPREENDEDORA É A ÚNICA SAÍDA PARA O JOVEM ENFRENTAR OS DESAFIOS E AS CONSEQÜÊNCIAS DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAPITAL, ESPECIALMENTE A CRISE ESTRUTURAL DO TRABALHO ASSALARIADO, A CRESCENTE DESIGUALDADE E EXCLUSÃO SOCIAL, ASSIM COMO A POBREZA MATERIAL. AS IMPLICAÇÕES DESSA CONCEPÇÃO DE MUNDO PARA O JOVEM TRABALHADOR SUSCITARAM ALGUMAS REFLEXÕES: O QUE É O EMPREENDEDORISMO E EM QUE BASE MATERIAL SUSTENTA-SE A EMERGÊNCIA DE SEU DISCURSO PARA OS JOVENS? QUAL A RELAÇÃO ENTRE O DISCURSO EMPREENDEDOR E O PROTAGONISMO JUVENIL NA PERSPECTIVA DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS? A QUE JOVENS SE DESTINAM, PRIORITARIAMENTE, AS AÇÕES DE EMPODERAMENTO DA JUVENTUDE PROPOSTAS POR ESSAS ENTIDADES, E QUAL O SEU ENFOQUE QUANTO AO TRABALHO E AO EMPREGO DO JOVEM? O QUE É EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA, QUAL O SEU PROPÓSITO, E, QUAIS AS BASES DE SUA FUNDAMENTAÇÃO? ESSAS QUESTÕES FORAM SINTETIZADAS NO SEGUINTE PROBLEMA: QUANDO, COMO E POR QUE OS JOVENS APARECEM NO DISCURSO DO EMPREENDEDORISMO? ESSA INVESTIGAÇÃO PAUTOU-SE, NO ASPECTO METODOLÓGICO, PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL E SUSTENTOU-SE, TEORICAMENTE, NO CONCEITO DE IDEOLOGIA EM GRAMSCI, O QUE POSSIBILITOU A COMPREENSÃO DE COMO SE DIFUNDE A CONCEPÇÃO EMPREENDEDORA PARA A EDUCAÇÃO DO JOVEM TRABALHADOR. TAL CONCEPÇÃO ENCONTRA LASTRO NA LÓGICA DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS, AO SUSTENTAREM QUE O COMBATE À POBREZA, EM ESPECIAL NOS PAÍSES PERIFÉRICOS DO CAPITALISMO MUNDIAL, DEVE SE DAR POR MEIO DO EMPODERAMENTO DA JUVENTUDE, CUJO PROPÓSITO É O DE TORNAR O JOVEM UM AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, ALTERANDO O CONTEÚDO E ATRIBUINDO UM NOVO SENTIDO PARA O QUE SE ENTENDE POR PROTAGONISMO JUVENIL. AO ORIENTAR A ANÁLISE NO SENTIDO DE COMPREENDER A ORGANICIDADE, A PERTINÊNCIA HISTÓRICA E OS FUNDAMENTOS DE PERSUASÃO DO DISCURSO DE FORMAÇÃO DE JOVENS EMPREENDEDORES, CHEGOU-SE À CONCLUSÃO DE QUE ESSA ORIENTAÇÃO, SOB O ARGUMENTO DA REALIZAÇÃO DO SONHO E DO SUCESSO PESSOAL E PROFISSIONAL, DISSEMINA UMA TESE QUE PRETENDE SER A SOLUÇÃO PARA O ?TRABALHO? DO JOVEM, MAS QUE, NA VERDADE, VEM NATURALIZAR A SUA CONDIÇÃO DE PROTAGONISTA EMPREENDEDOR, ÚNICO RESPONSÁVEL POR SUA SOBREVIVÊNCIA E PELO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA COLETIVIDADE A QUE PERTENCE, REVELANDO-SE UM DISCURSO PRAGMÁTICO E IDEOLÓGICO, QUE REFORÇA O INDIVIDUALISMO PRÓPRIO DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL.
Descrição: SISTEMAS D EBIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1025
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Juventude e Trabalho

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