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Title: PARA ALÉM DE UMA INCUBADORA DE MONSTRINHOS: A FORMAÇÃO DO JOVEM TRABALHADOR SOB A LEI DA APRENDIZAGEM
Authors: TIRIBA, Lia Vargas
SOARES, Ozias De Jesus
Keywords: JOVENS TRABALHADORES;LEI DA APRENDIZAGEM
Issue Date: 2006
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Abstract: O PRESENTE ESTUDO ANALISA A FORMAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES MEDIADA PELA LEI DA APRENDIZAGEM (10.097/00). BUSCAMOS SITUAR HISTORICAMENTE O OBJETO, TENDO EM CONTA O REGIME DE ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL E AS RELAÇÕES COM AS ATUAIS POLÍTICAS DE INSERÇÃO DOS JOVENS NO MUNDO DO TRABALHO. A PESQUISA TEVE COMO CAMPO EMPÍRICO O PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DENOMINADO PROJETO MUNDO DO TRABALHO, DA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL SÃO MARTINHO, NO RIO DE JANEIRO. DESTACAMOS A IDEOLOGIA QUE REFORÇA O CARÁTER DUAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PRESENTE EM NOSSOS DIAS, OBSERVANDO QUE NA SOCIEDADE CAPITALISTA O TRABALHO PARA ADOLESCENTES APRESENTA-SE COMO DISCIPLINAMENTO, MANUTENÇÃO DA ORDEM SOCIAL E, PORTANTO, TOMADO COMO PREVENTIVO DOS MALES SOCIAIS. AO ANALISAR AS PROPOSTAS DE UNIÃO ENTRE ESTUDO E TRABALHO, PERCEBEMOS QUE, SOB A ÓTICA DO CAPITAL O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO UMA FORMAÇÃO ALIGEIRADA E UTILITARISTA, TENDO EM VISTA O MERCADO. SOB A ÓTICA DO TRABALHO, A PERSPECTIVA DESTA UNIÃO SERIA INSTRUMENTO PARA A INSTAURAÇÃO DE NOVAS RELAÇÕES ENTRE TRABALHO MANUAL E INTELECTUAL, TENDO COMO HORIZONTE - A PARTIR DO CONHECIMENTO DA ESFERA DA PRODUÇÃO E DO CONHECIMENTO GERAL - A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES, À CONSTITUIÇÃO DO INTELECTUAL DE NOVO TIPO. TECEMOS CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO NOVO MODELO DE ESTADO DE CONTORNO NEOLIBERAL, O QUAL É ACOMPANHADO DO NOVO REGIME DE ACUMULAÇÃO. ENFATIZAMOS O PAPEL DAS CHAMADAS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS NA CONDUÇÃO DOS PROGRAMAS SOCIAIS, EM ESPECIAL, A DIREÇÃO QUE ASSUMEM EM SUA MAIORIA, A SABER, O ALÍVIO DA POBREZA E A CONTENÇÃO DAS CONVULSÕES SOCIAIS. DENTRE AS ORGANIZAÇÕES QUE TRABALHAM COM A CRIANÇA E O ADOLESCENTE, DESTACAMOS O PAPEL DA ASSOCIAÇÃO SÃO MARTINHO, NA CONDUÇÃO DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM ?MUNDO DO TRABALHO?. PUDEMOS, ENTÃO, EXPOR A FORMA COMO SE CONSTITUIU, TANTO A INSTITUIÇÃO COMO O PROJETO PARA ADOLESCENTES APRENDIZES NESTE CONTEXTO. NESTE CAMPO EMPÍRICO DA PESQUISA, RELACIONAMOS AS ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES COM OS APORTES TEÓRICOS UTILIZADOS. DIALOGAMOS COM JOVENS E PROFISSIONAIS DO PROGRAMA EM TELA PARA PERCEBER QUE ?MUNDO DO TRABALHO? NOS APRESENTAM OS PROCESSOS EDUCATIVOS E PARA QUE ?MUNDO DO TRABALHO? EDUCAM OS PROCESSOS EDUCATIVOS NAS EMPRESAS E NAS INSTITUIÇÕES. APESAR DAS CONTRADIÇÕES ENTRE CAPITAL E TRABALHO QUE PERMEIAM AS RELAÇÕES ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, PUDEMOS IDENTIFICAR POSITIVIDADES NO PROGRAMA, EVIDENTEMENTE, NÃO DADAS, MAS CONSTRUÍDAS NA PRÁXIS DIÁRIA DOS JOVENS TRABALHADORES SOB A LEI DA APRENDIZAGEM.
Description: CENTRAL DO GRAGOATÁ
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1023
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Juventude e Trabalho

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