Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/994| Título : | A ARTE E A EDUCAÇÃO NA ESCOLA: OS CAMINHOS DA APRECIAÇÃO ESTÉTICA DOS JOVENS E ADULTOS |
| Autor : | BECKER, Fernando PENTEADO, Clea |
| Palabras clave : | ARTES;ADULTOS;APRECIAÇÃO ESTÉTICA;JOVENS |
| Fecha de publicación : | 2001 |
| Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL |
| Resumen : | ESTA DISSERTAÇÃO APRESENTA UM ESTUDO DA APRECIAÇÃO ESTÉTICA DE JOVENS E ADULTOS QUE SE ENCONTRAM NA ESCOLA COM A INTENÇÃO DE CONCLUIR SEUS ESTUDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. BUSCAMOS REVELAR O QUE PENSAM, O QUE MEXE COM SUA SENSIBILIDADE, ENFIM, COMO VÊEM O MUNDO. PARA ISSO, FAZEMOS UMA BREVE RECAPITULAÇÃO DA HISTÓRIA DO ENSINO DE ARTE NO BRASIL, E UM APANHADO HISTÓRICO DO SENTIDO DO TERMO ESTÉTICA, COMO FORMA DE SITUAR NOSSO TRABALHO. INCLUÍMOS TAMBÉM UMA REFLEXÃO QUE ENVOLVE NÃO SÓ A ESTÉTICA E A ARTE, MAS TAMBÉM A EDUCADORA E SUAS CONSTRUÇÕES, RELACIONADAS A SUAS VIVÊNCIAS, PROCESSOS DE FORMAÇÃO, E O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA ESCOLA. CONSTITUI-SE ASSIM UMA DIALÉTICA QUE ENVOLVE A REALIDADE PESQUISADA, A PESQUISADORA E AS TEORIAS QUE DÃO SUSTENTAÇÃO AO TRABALHO. OS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE PIAGET PERMEIAM O TEXTO, ALIADOS A UMA CONCEPÇÃO SOCIALIZADORA DA ARTE, NO SENTIDO DE ENTENDER E AFIRMAR OS PROCESSOS CRIATIVOS COMO POSSÍVEIS DE SEREM DESENVOLVIDOS POR TODOS OS HOMENS E MULHERES. A APRECIAÇÃO ESTÉTICA DOS JOVENS E ADULTOS MOSTRA-SE, ATRAVÉS DA ESCOLHA DE IMAGENS, QUE, QUANDO ANALISADAS, NOS SURPREENDEM, POIS NOS REVELAM UM OLHAR VOLTADO À REALIDADE E UMA APRECIAÇÃO SENSÍVEL, HUMANA E PROFUNDAMENTE ÉTICA, UMA REALIDADE DIFERENTE DAS HIPÓTESES QUE TÍNHAMOS AO INICIAR ESTE TRABALHO. |
| Descripción : | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO |
| URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/994 |
| Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
| Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|
| tese.pdf | 3.64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador