Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/982| Título : | OS SENTIDOS DA ESCOLA ENGENDRADOS NO COTIDIANO ESCOLAR E NAS VIVÊNCIAS FAMILIARES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 
| Autor : | MAFRA, Leila De Alvarenga CASTRO, Rubia Mara Pimenta De Carvalho E  | 
| Palabras clave : | SENTIDOS DA ESCOLA;COTIDIANO ESCOLAR | 
| Fecha de publicación : | 2002 | 
| Editorial : | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS | 
| Resumen : | O PROPÓSITO DO TRABALHO FOI INVESTIGAR OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À ESCOLA E AOS SABERES ESCOLARES PELO ALUNO, OBJETIVANDO RELACIONÁ-LOS AOS SEUS PROJETOS DE VIDA E EXPECTATIVAS EDUCACIONAIS. PARTE-SE DO PRESSUPOSTO QUE A POSIÇÃO SOCIAL E AS EXPERIÊNCIAS FAMILIARES, BEM COMO, AS EXPECTATIVAS EDUCACIONAIS E PROFISSIONAIS DESSES JOVENS E A INFLUÊNCIA DE AMIGOS E DE GRUPOS DE PARES TÊM IMPLICAÇÕES PARA A ATRIBUIÇÃO DE SENTIDO QUE ESTE ALUNO DÁ A SUA TRAJETÓRIA ESCOLAR. BUSCOU-SE, INICIALMENTE, CONHECER AS RAZÕES PARA A ESCOLHA DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO PELAS FAMÍLIAS, COMO TAMBÉM AS PRÁTICAS SÓCIO-CULTURAIS DOS JOVENS INVESTIGADOS E DE SEUS FAMILIARES TENDO EM VISTA A ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE ESSES ASPECTOS E A VIDA ESCOLAR DOS DISCENTES. AO TODO FORAM DOZE JOVENS INVESTIGADOS, COM IDADES ENTRE 13 E 16 ANOS, ESTUDANTES DO ÚLTIMO CICLO DE IDADE DE FORMAÇÃO DA ESCOLA FUNDAMENTAL DO CENTRO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, EM BELO HORIZONTE. A PESQUISA DESENVOLVIDA, DE CUNHO QUALITATIVO, UTILIZOU-SE DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COMO INSTRUMENTO BÁSICO DE COLETA DE DADOS. ESTAS FORAM COMPLEMENTADAS PELA ANÁLISE DE DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS, ENTREVISTA COM UM EX-DIRETOR DA ESCOLA, PARTICIPAÇÃO EM UM SEMINÁRIO INTERNO À ESCOLA, BEM COMO A OBSERVAÇÃO DE ESPAÇOS INFORMAIS DA INSTITUIÇÃO (RECREIO, CORREDORES, HORÁRIOS VAGOS, ENTRADA E SAÍDA DE ALUNOS, ENTRE OUTROS). O TRABALHO DESENVOLVIDO APROXIMA-SE DOS ESTUDOS DE TIPO ETNOGRÁFICO, SEM, NO ENTANTO, PRETENDER CONFIGURAR-SE COMO UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA PER SI. O ESTUDO REVELA, ENTRE OUTRAS COISAS, QUE O JOVEM GOSTA E VALORIZA A ESCOLA, SOBRETUDO PELA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM DE NOVOS SABERES E COMO UM ESPAÇO PRIVILEGIADO DE INTERAÇÕES SOCIAIS. AO ALUNO INTERESSA APRENDER O QUE A ESCOLA TEM PARA LHE ENSINAR, DESDE QUE HAJA SENTIDO NESTA APRENDIZAGEM. ESSE INTERESSE, NO ENTANTO, REVELA UMA CERTA AMBIGÜIDADE NA RELAÇÃO QUE O DISCENTE ESTABELECE COM OS SABERES ESCOLARES: AO MESMO TEMPO EM QUE O ALUNO INTERESSA-SE MAIS POR APRENDER AQUILO QUE FAZ SENTIDO PARA ELE, TAMBÉM ALMEJA DOMINAR TODOS OS CONTEÚDOS VEICULADOS PELA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, ACREDITANDO QUE TUDO O QUE A ESCOLA ENSINA É OU AINDA SERÁ MUITO IMPORTANTE PARA A SUA VIDA. PALAVRAS-CHAVE: SENTIDOS DA ESCOLA; COTIDIANO ESCOLAR. | 
| Descripción : | PUC MINAS | 
| URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/982 | 
| Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO  | 
| Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola | 
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador