Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/982
Título: OS SENTIDOS DA ESCOLA ENGENDRADOS NO COTIDIANO ESCOLAR E NAS VIVÊNCIAS FAMILIARES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): MAFRA, Leila De Alvarenga
CASTRO, Rubia Mara Pimenta De Carvalho E
Palavras-chave: SENTIDOS DA ESCOLA;COTIDIANO ESCOLAR
Data do documento: 2002
Editor: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Resumo: O PROPÓSITO DO TRABALHO FOI INVESTIGAR OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À ESCOLA E AOS SABERES ESCOLARES PELO ALUNO, OBJETIVANDO RELACIONÁ-LOS AOS SEUS PROJETOS DE VIDA E EXPECTATIVAS EDUCACIONAIS. PARTE-SE DO PRESSUPOSTO QUE A POSIÇÃO SOCIAL E AS EXPERIÊNCIAS FAMILIARES, BEM COMO, AS EXPECTATIVAS EDUCACIONAIS E PROFISSIONAIS DESSES JOVENS E A INFLUÊNCIA DE AMIGOS E DE GRUPOS DE PARES TÊM IMPLICAÇÕES PARA A ATRIBUIÇÃO DE SENTIDO QUE ESTE ALUNO DÁ A SUA TRAJETÓRIA ESCOLAR. BUSCOU-SE, INICIALMENTE, CONHECER AS RAZÕES PARA A ESCOLHA DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO PELAS FAMÍLIAS, COMO TAMBÉM AS PRÁTICAS SÓCIO-CULTURAIS DOS JOVENS INVESTIGADOS E DE SEUS FAMILIARES TENDO EM VISTA A ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE ESSES ASPECTOS E A VIDA ESCOLAR DOS DISCENTES. AO TODO FORAM DOZE JOVENS INVESTIGADOS, COM IDADES ENTRE 13 E 16 ANOS, ESTUDANTES DO ÚLTIMO CICLO DE IDADE DE FORMAÇÃO DA ESCOLA FUNDAMENTAL DO CENTRO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, EM BELO HORIZONTE. A PESQUISA DESENVOLVIDA, DE CUNHO QUALITATIVO, UTILIZOU-SE DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COMO INSTRUMENTO BÁSICO DE COLETA DE DADOS. ESTAS FORAM COMPLEMENTADAS PELA ANÁLISE DE DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS, ENTREVISTA COM UM EX-DIRETOR DA ESCOLA, PARTICIPAÇÃO EM UM SEMINÁRIO INTERNO À ESCOLA, BEM COMO A OBSERVAÇÃO DE ESPAÇOS INFORMAIS DA INSTITUIÇÃO (RECREIO, CORREDORES, HORÁRIOS VAGOS, ENTRADA E SAÍDA DE ALUNOS, ENTRE OUTROS). O TRABALHO DESENVOLVIDO APROXIMA-SE DOS ESTUDOS DE TIPO ETNOGRÁFICO, SEM, NO ENTANTO, PRETENDER CONFIGURAR-SE COMO UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA PER SI. O ESTUDO REVELA, ENTRE OUTRAS COISAS, QUE O JOVEM GOSTA E VALORIZA A ESCOLA, SOBRETUDO PELA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM DE NOVOS SABERES E COMO UM ESPAÇO PRIVILEGIADO DE INTERAÇÕES SOCIAIS. AO ALUNO INTERESSA APRENDER O QUE A ESCOLA TEM PARA LHE ENSINAR, DESDE QUE HAJA SENTIDO NESTA APRENDIZAGEM. ESSE INTERESSE, NO ENTANTO, REVELA UMA CERTA AMBIGÜIDADE NA RELAÇÃO QUE O DISCENTE ESTABELECE COM OS SABERES ESCOLARES: AO MESMO TEMPO EM QUE O ALUNO INTERESSA-SE MAIS POR APRENDER AQUILO QUE FAZ SENTIDO PARA ELE, TAMBÉM ALMEJA DOMINAR TODOS OS CONTEÚDOS VEICULADOS PELA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, ACREDITANDO QUE TUDO O QUE A ESCOLA ENSINA É OU AINDA SERÁ MUITO IMPORTANTE PARA A SUA VIDA. PALAVRAS-CHAVE: SENTIDOS DA ESCOLA; COTIDIANO ESCOLAR.
Descrição: PUC MINAS
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/982
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador