Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/975
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGONÇALVES, Luiz Alberto Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorNOGUEIRA, Paulo Henrique De Queirozpt_BR
dc.coverage.spatialMGpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:18Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:18Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/975-
dc.descriptionFACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMGpt_BR
dc.description.abstractA INVESTIGAÇÃO TEM COMO OBJETO AS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA DE ALUNOS E ALUNAS DO TERCEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL E DE COMO ESSAS POSIÇÕES RECÍPROCAS ESTABELECIDAS FACE-A-FACE ORGANIZAM A SALA E DÃO SENTIDO À INSERÇÃO DESSES SUJEITOS NO ESPAÇO ESCOLAR. O INTUITO, PORTANTO, É COMPREENDER AS REDES QUE SE CRIAM E QUE EXPRESSAM OS PERTENCIMENTOS JUVENIS DOS ALUNOS EM SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO. ESSAS PERTENÇAS, INSERIDAS EM REGIME DE COOPERAÇÃO OU COMPETIÇÃO ENTRE INDIVÍDUOS, CONFORMAM A SUA IDENTIDADE DISCENTE EM UM IMBRICAMENTO DE VARIÁVEIS FAVORÁVEIS OU NÃO A MANUTENÇÃO DO FRAME (ENQUADRE) NECESSÁRIO A CONTINUIDADES DAS AULAS. SÃO ESSAS MODULAÇÕES QUE PROVOCAM A RUPTURA DOS LAÇOS DE SOLIDARIEDADES ENTRE OS ALUNOS E DELES PARA COM OS PROFESSORES FAZENDO APARECER O CONFLITO ABERTO ENTRE AMBOS. O DILEMA, PORTANTO, DA FORMA ESCOLAR É MANTER-SE COMO COATIVA DAS SUBJETIVIDADES ATRAVÉS DAS ATRIBUIÇÕES DE PAPÉIS AO DISCENTE OU ABRIR-SE A OUTRAS DINÂMICAS EM QUE SER JOVEM É ZOAR EM UMA PERSPECTIVA DE QUEBRA NO CLIMA PROPOSTO PELA DOCÊNCIA. PARA TANTO SE PESQUISOU, EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELO HORIZONTE, AS TURMAS DO ÚLTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E QUE SE ENCONTRAVAM, PORTANTO, NA EMINÊNCIA DE DEIXAR A ESCOLA. ELES FORAM ESCOLHIDOS POR JUSTAMENTE SE VEREM FRENTE ÀS PERSPECTIVAS DE FUTURO ABERTAS PELO TÉRMINO DE UM PERÍODO DE ESCOLARIZAÇÃO EM QUE SE TORNA POSSÍVEL AVALIAR O JÁ TRANSCORRIDO. AS OBSERVAÇÕES EM CAMPO SE DERAM EM DOIS SEMESTRES DESCONTÍNUOS NOS ANOS DE 2003 E 2005 EM QUE O FOCO SE DIRIGIA PARA AS INTERAÇÕES QUE ERAM ANALISADAS PELOS PRÓPRIOS ATORES EM ENTREVISTAS COLETIVAS E INDIVIDUAIS. ASSIM, BUSCARAM-SE DADOS QUE APONTASSEM PARA A DINÂMICA INTERACIONAL LEVADA A CABO POR ALUNOS E ALUNAS NA CONSTRUÇÃO DE UM QUADRO ANALÍTICO EM QUE AS PERSPECTIVAS GERACIONAIS, DE GÊNERO E CLASSE SOCIAL EMERGEM COMO VETORES EXPLICATIVOS DO FENÔMENO. COMO APORTE TEÓRICO UTILIZOU-SE AS CONTRIBUIÇÕES DE SIMMEL, DUBET E GOFFMAN QUE FORAM SOLICITADOS PARA A MELHOR COMPREENSÃO DESSA REDE DE SOCIAÇÃO URDIDA EM CONTEXTOS ESCOLARES.pt_BR
dc.format.extent4972992 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISpt_BR
dc.subjectIDENTIDADE JUVENILpt_BR
dc.subjectTERCEIRO CICLO E ESCOLA PLURALpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - identidades/subjetividades juvenis e escolapt_BR
dc.titleIDENTIDADE JUVENIL E IDENTIDADE DISCENTE: PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO NO TERCEIRO CICLO DA ESCOLA PLURALpt_BR
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf4.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador