Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/955
Título: O FUTURO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS NO PERÍODO NOTURNO - O COMPORTAMENTO DA DEMANDA DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE SANTOS - 1995 A 2004
Autor(es): SAUL, Ana Maria
CARRIL, Maria Da Graça Pimentel
Palavras-chave: ESCOLA PÚBLICA;ENSINO MÉDIO;ENSINO ESTADUAL
Data do documento: 2005
Editor: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Resumo: ESTA PESQUISA BUSCOU INVESTIGAR COMO TEM SE COMPORTADO, NO PERÍODO DE 1995 A 2004, A DEMANDA DO ENSINO MÉDIO REGULAR NO PERÍODO NOTURNO, NA CIDADE DE SANTOS/SP. PARA COMPREENDER A MOVIMENTAÇÃO DA DEMANDA NESSE PERÍODO, FIZEMOS UM LEVANTAMENTO DOS DADOS DE MATRÍCULAS NO ENSINO MÉDIO, EM TODA A REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO, NA CIDADE DE SANTOS E, ESPECIFICAMENTE, EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE SANTOS. OS DADOS RELATIVOS À MOVIMENTAÇÃO DA DEMANDA NA REDE ESTADUAL FORAM COLETADOS JUNTO AOS ÓRGÃOS DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, POR MEIO DE ENTREVISTA E DE ANÁLISE DE DOCUMENTOS PUBLICADOS SOBRE ESTE TEMA.. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM AS ASSISTENTES DE PLANEJAMENTO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO E ASSISTENTE DE PLANEJAMENTO DA DIRETORIA DE ENSINO DE SANTOS. A ANÁLISE DA MOVIMENTAÇÃO DA DEMANDA IDENTIFICOU UMA NÍTIDA REDUÇÃO DA DEMANDA CUJAS EXPLICAÇÕES ESTÃO POSSIVELMENTE ASSOCIADAS ÀS DECISÕES DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, COLOCADAS EM VIGOR NESSES ÚLTIMOS DEZ ANOS. A ANÁLISE DA DEMANDA NA CIDADE DE SANTOS, NO ENSINO MÉDIO REGULAR NO PERÍODO NOTURNO, MOSTROU UM CRESCIMENTO GRADATIVO (1995 A 1999) SENDO QUE, NO PERÍODO 2000 A 2004, CONSTATOU-SE UMA INVERSÃO EM SUA EVOLUÇÃO, COM UMA REDUÇÃO DE 39,3%% DAS MATRÍCULAS. CONSTATOU-SE TAMBÉM, UMA GRANDE EXPANSÃO DA OFERTA DE MATRÍCULAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NO PERÍODO DE 1995 A 2003. NA INTENÇÃO DE PODER EXPLICAR A REDUÇÃO DA DEMANDA, INDAGAMOS TAMBÉM, POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO, SOBRE O PERFIL ATUAL DO ALUNO DO ENSINO NOTURNO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE SANTOS. FORAM PESQUISADOS OS ALUNOS DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO REGULAR E AQUELES QUE CURSAVAM A MODALIDADE JOVENS E ADULTOS. A CONCLUSÃO A QUE SE CHEGOU INDICOU QUE HOJE OS ALUNOS DO NOTURNO SÃO MAIS JOVENS, NEM TODOS SÃO TRABALHADORES, BUSCAM A ESCOLA COMO POSSIBILIDADE DE INGRESSAR E/OU PERMANECER NO MUNDO DO TRABALHO, ASSIM COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SOCIABILIDADE. A OPÇÃO PELA MODALIDADE JOVENS E ADULTOS VEM AUMENTANDO CADA VEZ MAIS. A ANÁLISE DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS INDICOU QUE OS ALUNOS DA MODALIDADE JOVENS E ADULTOS ESTÃO MAIS SATISFEITOS COM A ESCOLA DO QUE AQUELES QUE ESTÃO NO ENSINO REGULAR SINALIZANDO QUE UM NOVA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR SE FAZ NECESSÁRIA PARA ATENDER AO PERFIL E EXPECTATIVA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. REFLETIMOS, AO FINAL, SOBRE O QUE FAZER COM OS ESPAÇOS ESCOLARES NO PERÍODO NOTURNO, FRENTE À REDUÇÃO DA DEMANDA E APONTAMOS ALGUMAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS CULTURAIS COM E PARA OS JOVENS.
Descrição: PUC/SP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/955
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese.pdf1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador