Please use this identifier to cite or link to this item:
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/939| Title: | AS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS SOBRE PROFESSORES DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA | 
| Authors: | XAVIER, Rosely Perez ESCALANTE, Roberta Kolling  | 
| Keywords: | ESTUDANTES;REPRESENTAÇÕES SOCIAIS;PROFESSORES;ENSINO DE ESPANHOL | 
| Issue Date: | 2006 | 
| Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA | 
| Abstract: | AS REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE, NA PERSPECTIVA SOCIAL E EDUCACIONAL, ENCONTRAM-SE, MUITAS VEZES, VINCULADAS NÃO SÓ À FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA, MAS TAMBÉM A TRAÇOS OU CARACTERÍSTICAS PESSOAIS INERENTES, OU ASSUMIDAS PROPOSITALMENTE PELOS PROFESSORES, QUE PODEM AFETAR SUA RELAÇÃO COM OS ALUNOS, COLEGAS DE PROFISSÃO E DIREÇÃO ESCOLAR. COM BASE NA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (TRS), ESTE ESTUDO OBJETIVOU COMPREENDER E ANALISAR COMO OS ALUNOS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE) REPRESENTAM OS PROFESSORES DESSA LÍNGUA. BUSCOU-SE, TAMBÉM, ENTENDER QUAIS SÃO AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS SOBRE OS PROFESSORES EM GERAL, VINCULADAS A FATORES COMO GÊNERO, IDADE, APARÊNCIA FÍSICA, ATITUDE, FORMA DE EXPRESSÃO (LINGUAGEM) E METODOLOGIA DE ENSINAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA RELAÇÃO/INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNOS. NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FORAM REALIZADOS QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE DIFERENTES FASES ESCOLARES E GRAUS DE MATURIDADE (5ª E 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO) DE ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL, PARTICULAR E ESTADUAL, RESPECTIVAMENTE, NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS ? SC. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE CERTAS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS SOBRE UM TIPO DE SER E FAZER DOCENTE PODEM LEVÁ-LOS A UMA APROXIMAÇÃO OU DISTANCIAMENTO DO PROFESSOR, A UMA MAIOR OU MENOR MOTIVAÇÃO PELA AULA, A UMA MAIOR OU MENOR COLABORAÇÃO QUANTO À DISCIPLINA EM SALA DE AULA, SENDO POSSÍVEL ENTREVER RELAÇÕES MAIS OU MENOS HARMONIOSAS, COM MAIOR OU MENOR PODER AO PROFESSOR. | 
| Description: | BU | 
| URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/939 | 
| Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO  | 
| Appears in Collections: | Juventude e Escola | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools