Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/930
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silvapt_BR
dc.contributor.authorOYARZABAL, Graziela Macugliapt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:10Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:10Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/930-
dc.descriptionBIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.description.abstractA PRESENTE PESQUISA, UM ESTUDO DE CASO DE NATUREZA QUALITATIVA E DIALÉTICA, SOB O REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO DA ANÁLISE DE DISCURSO DE LINHA FRANCESA SISTEMATIZADA POR MICHEL PÊCHEUX, TEVE POR OBJETIVO GERAL CONHECER OS SENTIDOS DISCURSIVOS ENUNCIADOS NA ATUALIDADE PELOS PROFESSORES ATUANTES, PAIS E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS SOBRE A ESCOLA POR CICLOS. HOUVE A REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM SEIS PROFESSORAS ATUANTES EM TURMAS DE I E II CICLOS, BEM COMO A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO ABERTO JUNTO A DEZOITO ALUNOS DE TURMAS DE II E III CICLOS E A QUATRO RESPONSÁVEIS POR ALUNOS MATRICULADOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADA NA REGIÃO LESTE DE PORTO ALEGRE/RS. APÓS A FORMAÇÃO DESSE CORPUS EMPÍRICO, FORAM ANALISADAS DIVERSAS SEQÜÊNCIAS DISCURSIVAS QUE MOSTRARAM PELO JOGO ENTRE A MATERIALIDADE (INTRADISCURSO) E A MEMÓRIA DISCURSIVAS (INTERDISCURSO) O PROCESSO DE FILIAÇÃO (OU NÃO) DAS PROFESSORAS, DOS PAIS E DOS ALUNOS À ESCOLA POR CICLOS PELOS EFEITOS DE SENTIDOS CONSTITUTIVOS DO SEU DIZER. FOI CONFIRMADA A TESE PRINCIPAL DE QUE HÁ CONTRADIÇÕES ENTRE OS SENTIDOS DISCURSIVOS DE PROFESSORES, PAIS E ALUNOS ENUNCIADOS SOBRE A ESCOLA POR CICLOS NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS DE PORTO ALEGRE NA ATUALIDADE. CONCLUIU-SE, ENTRE OUTROS ASPECTOS, QUE OS CICLOS CORRESPONDEM À DENÚNCIA DA LÓGICA EXCLUDENTE PELA QUAL HISTORICAMENTE A ESCOLA TEM SIDO RESPONSÁVEL. PORTANTO, A IMPLANTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO POR CICLOS CORRESPONDE A UM MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA A UMA FORÇA CONTRÁRIA HEGEMÔNICA E, POR CONSEQÜÊNCIA, NÃO FUNCIONARÁ PERFEITAMENTE.pt_BR
dc.format.extent695969 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectANÁLISE DO DISCURSOpt_BR
dc.subjectESCOLA POR CICLOSpt_BR
dc.subjectENSINO PÚBLICOpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processospt_BR
dc.titleOS SENTIDOS DISCURSIVOS ENUNCIADOS POR PROFESSORES, PAIS E ALUNOS SOBRE A ESCOLA POR CICLOS: UM ESTUDO DE CASO EM PORTO ALEGRE/RSpt_BR
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
tese.pdf679.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador