Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/919
Title: | DAR VOZ AO ALUNO DO SUPLETIVO: MUDANÇAS PESSOAIS E SUAS RAZÕES |
Authors: | MAHONEY, Abigail Alvarenga FERRARI, Shirley Costa |
Keywords: | WALLON;SUPLETIVO;MUDANÇAS PESSOAIS |
Issue Date: | 2001 |
Publisher: | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO |
Abstract: | ESSE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS MUDANÇAS PESSOAIS DOS ALUNOS ADULTOS E JOVENS DE UM CURSO SUPLETIVO NOTURNO, BEM COMO AS RAZÕES ATRIBUÍDAS POR ELES PARA ESSAS MUDANÇAS. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA PERIFERIA DE SÃO PAULO, TENDO COMO SUJEITOS 33 ALUNOS DE IDADE ENTRE 15 E 51 ANOS DE IDADE, DE UMA CLASSE DE 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. A COLETA DOS DADOS TEVE COMO PRINCIPAL INSTRUMENTO O QUESTIONÁRIO E COMO INSTRUMENTO COMPLEMENTAR A ENTREVISTA COLETIVA. OS DADOS FORAM AGRUPADOS EM CATEGORIAS LEVANTADAS A PARTIR DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS E NOS PERMITIU DEFINIR QUATRO GRANDES TEMAS: RAZÕES PARA A FREQÜÊNCIA NO CURSO SUPLETIVO; MUDANÇAS PESSOAIS DOS ALUNOS ADULTOS E JOVENS; RAZÕES PARA AS MUDANÇAS PESSOAIS; AVALIAÇÃO DO CURSO SUPLETIVO PELOS ALUNOS ADULTOS E JOVENS. AS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS QUE NORTEAM A ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS DESTE ESTUDO FUNDAMENTARAM-SE NA TEORIA PSICOLÓGICA DE HENRI WALLON. OS ALUNOS ADULTOS E JOVENS INDICAM AS MUDANÇAS PESSOAIS E ATRIBUEM COMO RAZÃO PARA ELAS A FREQÜÊNCIA À ESCOLA, A CONVIVÊNCIA COM COLEGAS, AS EXIGÊNCIAS SOCIAIS E A SATISFAÇÃO À FAMÍLIA. |
Description: | PUC/SP |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/919 |
Other Identifiers: | Doutorado EDUCAÇÃO MISTO |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools