Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/911
Título : A RELAÇÃO DOS ADOLESCENTES COM AS ATIVIDADES ESCOLARES
Autor : PLACCO, Vera Maria Nigro De Souza
BENACHIO, Marly Das Neves
Palabras clave : ADOLESTENTES;ADOLESCÊNCIA;MOTIVAÇÃO;NECESSIDADE/INTERESSE
Fecha de publicación : 2003
Editorial : PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Resumen : ESTE TRABALHO REFLETE SOBRE A RELAÇÃO DOS ADOLESCENTES COM AS ATIVIDADES ESCOLARES, BUSCANDO COMPREENDER AS SUAS MOTIVAÇÕES PARA O ENVOLVIMENTO COM ELAS. FUNDAMENTA-SE NAS PROPOSIÇÕES DO PSICÓLOGO HUMANISTA ABRAHAM MASLOW A RESPEITO DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS, QUE ELE ORGANIZOU EM CINCO TIPOS DISTINTOS: NECESSIDADES FISIOLÓGICAS, NECESSIDADES DE SEGURANÇA, NECESSIDADES SOCIAIS, NECESSIDADES DE ESTIMA E NECESSIDADES DE AUTO-REALIZAÇÃO. TRAÇAMOS O PERFIL DOS SUJEITOS DESTA PESQUISA - ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE SÃO PAULO, UMA PÚBLICA E UMA PARTICULAR -, CONSIDERANDO ALGUMAS CARACTERÍSTICAS QUE RETRATAM SUAS DIMENSÕES PSICOSSOCIAIS E AFETIVAS, DE MODO A SITUÁ-LOS EM SUA ETAPA DE VIDA, O UNIVERSO DA ADOLESCÊNCIA. OS DADOS FORAM COLETADOS A PARTIR DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS QUE POSSIBILITARAM A OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES IMPORTANTES RELATIVAS ÀS SUAS NECESSIDADES. A CONCLUSÃO APONTA PARA "ADOLESCENTES" E NÃO PARA UM MODELO UNIVERSAL DE ADOLESCENTE, CONSIDERANDO QUE CADA UM DELES TEM NECESSIDADES ESPECÍFICAS E POR ELAS É MOVIDO, NAS OPÇÕES QUE FAZ NO SEU COTIDIANO ESCOLAR. A ESCOLHA POR DETERMINADO TIPO DE ATIVIDADE ESCOLAR ESTÁ ESTREITAMENTE RELACIONADA ÀS NECESSIDADES EMERGENTES DESSES ADOLESCENTES, E EM FUNÇÃO DE SEU CONTEXTO SÓCIO-CULTURAL. A ESCOLA - E NELA O PROFESSOR - PRECISA RESPONDER AO DESAFIO DE ARTICULAR, NUM MESMO ESPAÇO - A SALA DE AULA, - AS RELAÇÕES DOS ADOLESCENTES ENTRE SI, COM ELES MESMOS E COM O CONHECIMENTO, IDENTIFICANDO EM SEUS GESTOS, PALAVRAS E ATITUDES AS NECESSIDADES QUE ESTÃO COMUNICANDO E/OU GOSTARIAM DE COMUNICAR AO PROFESSOR, UMA VEZ QUE, SE ESSAS NECESSIDADES NÃO SÃO IDENTIFICADAS OU PERCEBIDAS PELO PROFESSOR, O ALUNO NÃO SE ENVOLVE, NEM SE COMPROMETE COM AS ATIVIDADES ESCOLARES.
Descripción : BIBLIOTECA NADIR GOUVÊA KFOURI
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/911
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador