Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/893| Título : | DAS ENTRANHAS AO ESTRANHAMENTO DAS RELAÇÕES DE PODER NO COTIDIANO ESCOLAR - QUESTIONANDO A OBVIEDADE DOS PRÊMIOS E CASTIGOS | 
| Autor : | FLEURI, Reinaldo Matias FUGITA, Liliane Neppel  | 
| Palabras clave : | RELAÇÕES DE PODER;PRÊMIOS E CASTIGOS;COTIDIANO ESCOLAR | 
| Fecha de publicación : | 2000 | 
| Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA | 
| Resumen : | POR MEIO DO PRESENTE TRABALHO DESENVOLVEMOS UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER A PARTIR DA APLICAÇÃO DE SANÇÕES (PRÊMIOS E CASTIGOS) AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PARTICULAR DE ENSINO. NÃO OBSTANTE AS DIFERENÇAS ENTRE AS ESCOLAS DA REDE PARTICULAR E AS DE REDE PÚBLICA, IDENTIFICAMOS SEMELHANÇAS ESTRUTURAIS NAS RELAÇÕES DE PODER, DESENVOLVIDAS NA PRÁTICA ESCOLAR. O RELATO DA PESQUISA INICIA-SE COM A TRAJETÓRIA DA CONSTRUÇÃO DO TEMA PELA PESQUISADORA. A SEGUIR, DISCUTE-SE O PODER E SUAS MANIFESTAÇÕES SOB A ÉGIDE DO PENSAMENTO FOUCAULTIANO, NO QUAL ESSE ESTUDO ESTÁ ANCORADO. FINALMENTE, PROCEDEMOS À ANÁLISE DA PRÁTICA COTIDIANA, TRATANDO-SE DE REVELAR OS MECANISMOS QUE SÃO UTILIZADOS PELA INSTITUIÇÃO PARA CONSOLIDAR, OU NÃO, AS RELAÇÕES DE PODER IMPLÍCITAS NA ESCOLA. AS CONSIDERAÇÕES FEITAS PRETENDEM POSSIBILITAR DEBATES, PROMOVER REFLEXÕES E TOMADA DE CONSCIÊNCIA AINDA QUE A CONSCIÊNCIA COMO SABER JÁ ESTEJA ADQUIRIDA PELAS MASSAS E A CONSCIÊNCIA COMO SUJEITO ESTEJA ADQUIRIDA E OCUPADA PELA BURGUESIA. ROMPER COM ESTE QUADRO, PASSA PELA COMPREENSÃO DAS TRAMAS E LIDES DIÁRIAS NO COTIDIANO ESCOLAR. | 
| Descripción : | BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA E ARQUIVO DO PPGE | 
| URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/893 | 
| Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO  | 
| Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola | 
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador