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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/891
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | MOLL, Jaqueline | pt_BR |
dc.contributor.author | MEINERZ, Carla Beatriz | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:04Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:04Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Doutorado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/891 | - |
dc.description | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.description.abstract | O OBJETIVO DESTE TRABALHO É INVESTIGAR A SOCIABILIDIDADE PRATICADA POR ADOLESCENTES DA PERIFERIA URBANA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE, CONSIDERANDO SEUS JEITOS DE VIVER A ESCOLA E A INSERÇÃO ESCOLAR, ATRAVÉS DA ANÁLISE DAS MEMÓRIAS INDIVIDUAL E COLETIVA. O FOCO DO ESTUDO ESTÁ RELACIONADO AO FENÔMENO DE QUE ALGUNS ADOLESCENTES, ENTRE 12 E 18 ANOS DE IDADE, QUE VÃO À ESCOLA, MAS RESISTEM EM PARTICIPAR DAS AULAS, CIRCULANDO PELOS ESPAÇOS INSTITUCIONAIS OU, SIMPLESMENTE, PASSANDO A MAIOR PARTE DO TEMPO NO PÁTIO. O RECORTE SOBRE A REALIDADE PESQUISADA FOI DELIMITADO PELA OPÇÃO EM ESTUDAR UM FATO LIGADO À VIVÊNCIA DA ADOLESCÊNCIA NA PERIFERIA URBANA DENTRO DOS MARCOS DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. OS CONCEITOS DE SOCIABILIDADE, PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO E DE ESCOLARIZAÇÃO, IDENTIZAÇÃO, MEMÓRIAS INDIVIDUAL E COLETIVA, ADOLESCÊNCIA E PERIFERIA URBANA, ESCOLA COMO ESPAÇO SÓCIO-CULTURAL FORAM ARTICULADOS NUMA COMPOSIÇÃO DE AUTORES VINCULADOS AO CAMPO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, ESPECIALMENTE DA SOCIOLOGIA, DA ANTROPOLOGIA, DA HISTÓRIA E DA EDUCAÇÃO. FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA, ARTICULANDO PRÁTICAS METODOLÓGICAS COMO OBSERVAÇÕES, ENTREVISTAS ABERTAS E GRUPOS DE DISCUSSÃO. A TESE DESENVOLVIDA É A DE QUE OS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DOS ADOLESCENTES DE PERIFERIA URBANA, CUJA CARACTERÍSTICA CENTRAL É A CIRCULAÇÃO PELOS ESPAÇOS ESCOLARES, EVIDENCIAM A ESCOLA COMO UM ESPAÇO, NO QUAL SE PRATICA PREFERENCIALMENTE A SOCIABILIDADE, E APONTAM PARA UM REARRANJO NAS RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NA MESMA. | pt_BR |
dc.format.extent | 1824452 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
dc.subject | ADOLESCÊNCIA | pt_BR |
dc.subject | SOCIABILIDADE | pt_BR |
dc.subject | PERIFERIA URBANA | pt_BR |
dc.subject | ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolar | pt_BR |
dc.title | ADOLESCENTES NO PÁTIO, OUTRA MANEIRA DE VIVER A ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A SOCIABILIDADE A PARTIR DA INSERÇÃO ESCOLAR NA PERIFERIA URBANA | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
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