Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/843| Título : | PRÁTICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO NA ESCOLA | 
| Autor : | GONÇALVES, Eustáquia Salvadora De Sousa; Luiz Alberto Oliveira SILVA, Fabrine Leonardo  | 
| Palabras clave : | PRATICAS CORPORAIS;MOVIMENTO;ESCOLA | 
| Fecha de publicación : | 2004 | 
| Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS | 
| Resumen : | O OBJETIVO CENTRAL DESSE TRABALHO É ESTUDAR AS PRÁTICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO DESENVOLVIDAS NO AMBIENTE ESCOLAR, A FORMA COMO SÃO PRODUZIDAS POR PROFESSORES E ALUNOS. O ESTUDO FOI REALIZADO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE ENTRE OS MESES DE AGOSTO E NOVEMBRO DE 2002. A COLETA DOS DADOS ENVOLVEU A COMBINAÇÃO ENTRE A OBSERVAÇÃO DIRETA, EM CAMPO E EM TEMPO PRESENTE, A ENTREVISTA COM OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E COM ALGUNS ALUNOS DA ESCOLA, ALÉM DA ANÁLISE DE DOCUMENTOS COMO DIÁRIO DE CLASSE, REGULAMENTOS DOS JOGOS ESTUDANTIS DE BELO HORIZONTE E O CADERNO DE PLANEJAMENTO DA PROFESSORA. AS PRÁTICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO OBSERVADAS FORAM AQUELAS PASSÍVEIS DE SEREM REPETIDAS E QUE APRESENTASSEM UMA CERTA TEMPORALIDADE, UMA REGULARIDADE CAPAZ DE NOS PERMITIR REGISTRAR AS INTERAÇÕES NELA CONTIDAS PARA QUE ABSORVÊSSEMOS OS SIGNIFICADOS E AS INTENÇÕES CONSTRUÍDAS; ALÉM DISSO, ERAM PRÁTICAS SOBRE AS QUAIS PROFESSORES E ALUNOS PUDESSEM DIZER ALGO SOBRE ELAS. A PESQUISA NOS MOSTROU QUE, AO LADO DOS ESFORÇOS COM VISTAS A PROMOVER A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE ALGUMAS DAQUELAS PRÁTICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO, ENCONTRAMOS A MANIFESTAÇÃO DE MUITAS DELAS SEM ESSA PREOCUPAÇÃO DE INCORPORÁ-LAS À CULTURA ESCOLAR (FORQUIN, 1993) NO RECREIO E NO TORNEIO INTERNO DE FUTEBOL. CONTRADIZENDO O QUE DIZEM ALGUNS ESTUDIOSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, AS MODALIDADES ESPORTIVAS APESAR DE TEREM SE DESTACADO, NÃO APARECERAM DE MANEIRA HOMOGÊNEAS NA ESCOLA. PROFESSORES E ALUNOS RECRIARAM OS ESPAÇOS E AS REGRAS PARA SUA REALIZAÇÃO; REFORÇARAM VALORES DE EXCLUSÃO, DE RIVALIDADE, MAS TAMBÉM ORIENTAM SUA REALIZAÇÃO A PARTIR DA ALEGRIA E DO COMPANHEIRISMO. | 
| Descripción : | BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG | 
| URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/843 | 
| Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO  | 
| Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola | 
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese.pdf | 684.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador