Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/840| Título : | O PODER DISCIPLINAR NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR | 
| Autor : | NETO, José Batista VALONES, Neide Maria Alves  | 
| Palabras clave : | DISCIPLINA ESCOLAR;PRÁTICA PEDAGÓGICA;COTIDIANO ESCOLAR | 
| Fecha de publicación : | 2003 | 
| Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO | 
| Resumen : | A PESQUISA TRATA DO PODER DISCIPLINAR NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA. PROCURAMOS ANALISAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA SALA DE AULA E NA ESCOLA DE MODO A IDENTIFICAR, NESSAS PRÁTICAS, RELAÇÕES DE PODER QUE INTERFEREM NOS RESULTADOS ESCOLARES E NA VIDA ESCOLAR DO ALUNO DE FORMA GERAL. CONSIDERANDO AS ANÁLISES E ESTUDOS FOUCAULTIANOS, DISCUTIMOS O PODER DISCIPLINAR, COMO PRODUTOR DE SABER, NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA, DESTACANDO A CONDUTA DA RESISTÊNCIA, COMO MANIFESTAÇÃO DE PODER NO COTIDIANO DA SALA DE AULA. ADOTANDO A ABORDAGEM QUALITATIVA COM UMA APROXIMAÇÃO FENOMENOLÓGICA E FAZENDO UMA LEITURA ETNOGRÁFICA DO CAMPO DE PESQUISA, PARTICIPAMOS DAS AÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES NA SALA DE AULA, PROCURANDO APREENDER E COMPREENDER AS SIGNIFICAÇÕES QUE ESTES SUJEITOS, COMO PROTAGONISTAS DE PODER, ATRIBUÍAM À SUA VIDA, AO SEU COTIDIANO, ÀS SUAS PRÁTICAS, AO SEU MUNDO. A ANÁLISE DAS PRÁTICAS E DA RELAÇÃO PEDAGÓGICA NOS POSSIBILITOU A COMPREENSÃO DE QUE ESTES ELEMENTOS SÃO PERMEADOS DE PODER QUE DISCIPLINA TEMPO, ESPAÇO E MOVIMENTO DE ALUNOS E PROFESSORES QUE, EM SEU COTIDIANO, NÃO PERCEBEM E NÃO REFLETEM SOBRE A INTERFERÊNCIA E EFEITO DAS MANIFESTAÇÕES DE PODER, DE FORMA POSITIVA E NEGATIVA, NO CURSO DE SUAS VIDAS PESSOAL E PROFISSIONAL. | 
| Descripción : | BIBLIOTECAS CENTRAL E SETORIAL DE EDUCAÇÃO DA UFPE | 
| URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/840 | 
| Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO  | 
| Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola | 
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|
| tese.pdf | 466.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador