Please use this identifier to cite or link to this item:
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/834| Title: | O Indivíduo e a Função Educativa da Escola: Uma Análise de Tendências Subjetivas em Alunos do Ensino Médio | 
| Authors: | JÚNIOR, José Policarpo TREVAS, Juliana Torres Y Plá  | 
| Keywords: | INDIVIDUO;EDUCAÇÃO;FORMAÇÃO | 
| Issue Date: | 2003 | 
| Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco | 
| Abstract: | Este trabalho tem por finalidade analisar a relação entre o papel formativo da educação e o processo de individuação. Para isso, considera-se como indivíduo o ser que é capaz de se posicionar no mundo de acordo com suas próprias concepções, tornando-se senhor de si, além de se auto-realizar no mundo em que habita. Para se verificar a relação atualmente existente entre educação e individuação, analisaram-se possíveis tendências subjetivas quanto ao sentido da educação e de ser indivíduo, entrevistando-se com esse fim alunos do ensino médio de uma escola privada da cidade do Recife, fazendo-se aplicação de questionários com escalas de opinião e atitude e de entrevistas semi-estruturadas. Conclui-se que a concepção de educação dos alunos reflete uma postura pragmática, que valoriza a utilização imediata da educação, relacionando-a como uma etapa importante para um melhor posicionamento social. | 
| Description: | BIBLIOTECAS CENTRAL E SETORIAL DA UFPE | 
| URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/834 | 
| Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO  | 
| Appears in Collections: | Juventude e Escola | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools