Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/817| Título : | A MOTIVAÇÃO DO ADOLESCENTE E AS PERCEPÇÕES DO CONTEXTO SOCIAL EM SALA DE AULA | 
| Autor : | BZUNECK, José Aloyseo BARBOSA, Andréa Haddad  | 
| Palabras clave : | MOTIVAÇÃO DE ADOLESCENTES;SOCIOCONSTRUTIVISMO | 
| Fecha de publicación : | 2006 | 
| Editorial : | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA | 
| Resumen : | A TEORIA E AS PESQUISAS TÊM RESSALTADO A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE SOCIAL DE SALA DE AULA NA MOTIVAÇÃO E NO ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES NAS ATIVIDADES ESCOLARES. O PRESENTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR AS ORIENTAÇÕES MOTIVACIONAIS DE ADOLESCENTES EM RELAÇÃO COM SUAS PERCEPÇÕES DO CONTEXTO SOCIAL PROPORCIONADO POR PROFESSORES E COLEGAS. DUAS ABORDAGENS TEÓRICAS FORAM USADAS, A SABER, A TEORIA DE METAS DE REALIZAÇÃO E O SOCIOCONSTRUTIVISMO DE VYGOTSKY. PARTICIPARAM DO ESTUDO 320 ESTUDANTES, MATRICULADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS URBANAS E RURAIS. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO DE AUTO-RELATO EM ESCALA LIKERT. AS QUESTÕES RELACIONAVAM-SE ÀS METAS DE REALIZAÇÃO APRENDER E EVITAÇÃO DO TRABALHO NO ESTUDO DE CIÊNCIAS E SUAS PERCEPÇÕES DE APOIO DO PROFESSOR E, POR PARTE DOS COLEGAS, ACOLHIMENTO E AJUDA. COMO RESULTADOS FORAM ENCONTRADAS RELAÇÕES POSITIVAS SIGNIFICATIVAS ENTRE A ORIENTAÇÃO À META DE REALIZAÇÃO APRENDER E AS PERCEPÇÕES DE APOIO DO PROFESSOR E, EM MENOR GRAU, ENTRE A ORIENTAÇÃO À META APRENDER E AJUDA E ACOLHIMENTO POR PARTE DOS COLEGAS. EM CONTRASTE, A ORIENTAÇÃO À META EVITAÇÃO DO TRABALHO APARECEU NEGATIVAMENTE RELACIONADA COM AQUELAS MESMAS VARIÁVEIS. AS ANÁLISES DE REGRESSÃO MOSTRARAM QUE A ORIENTAÇÃO À META APRENDER É PREDITA PELAS PERCEPÇÕES DO APOIO DO PROFESSOR. PREDIÇÕES NEGATIVAS FORAM ENCONTRADAS NO CASO DA ORIENTAÇÃO A META EVITAÇÃO DO TRABALHO COMO VARIÁVEL DEPENDENTE. ALGUMAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS SURGIRAM ENTRE ESTUDANTES DE ESCOLAS RURAIS E URBANAS. OS RESULTADOS MOSTRAM A RELEVÂNCIA DAS IDÉIAS DO SOCIOCONSTRUTIVISMO DE VYGOSTSKY NOS ESTUDOS QUE VISAM COMPREENDER A MOTIVAÇÃO ESCOLAR EM RELAÇÃO COM AS METAS DE REALIZAÇÃO. ALÉM DISSO, DA PRESENTE INVESTIGAÇÃO FORAM EXTRAÍDAS ALGUMAS SUGESTÕES PARA A PRÁTICA EDUCACIONAL COM ADOLESCENTES. | 
| Descripción : | BIBLIOTECA CENTRAL DA UEL | 
| URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/817 | 
| Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO  | 
| Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola | 
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese.pdf | 741.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador