Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/778
Título : | Educação como ação cultural para a auto-determinação: um estudo de caso entre estudantes da periferia maceioense |
Autor : | SANTANA, Moisés De Melo ARAUJO, Clebio Correia De |
Palabras clave : | AÇÃO CULTURAL;AUTODETERMINAÇÃO |
Fecha de publicación : | 2005 |
Editorial : | Universidade Federal de Alagoas |
Resumen : | Trata-se de um estudo de caso envolvendo estudantes participantes de duas experiências de ação cultural desenvolvidas pela Secretaria Executiva de Educação do Estado de Alagoas. Partindo das reflexões levantadas por autores como Stuart Hall e Homi Bhabha, ligados à corrente teórica denominada estudos culturais, o autor analisa a contribuição que as ações culturais em foco podem dar no sentido da formulação de propostas educativas numa perspectiva multicultural, sobretudo em tratando-se de Alagoas. Utilizando-se de entrevistas, o autor, com base nos relatos colhidos, sugere que uma educação alagoana com esse perfil deva estar centrada no aprofundamento pedagógico da capacidade de diálogo, interpenetração cultural, consciência performativa dos sujeitos educadores/educandos, além da descoberta da condição de representados historicamente, por parte dos mesmos. |
Descripción : | Biblioteca Central da UFAL |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/778 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 869.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador