Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/778
Title: Educação como ação cultural para a auto-determinação: um estudo de caso entre estudantes da periferia maceioense
Authors: SANTANA, Moisés De Melo
ARAUJO, Clebio Correia De
Keywords: AÇÃO CULTURAL;AUTODETERMINAÇÃO
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
Abstract: Trata-se de um estudo de caso envolvendo estudantes participantes de duas experiências de ação cultural desenvolvidas pela Secretaria Executiva de Educação do Estado de Alagoas. Partindo das reflexões levantadas por autores como Stuart Hall e Homi Bhabha, ligados à corrente teórica denominada estudos culturais, o autor analisa a contribuição que as ações culturais em foco podem dar no sentido da formulação de propostas educativas numa perspectiva multicultural, sobretudo em tratando-se de Alagoas. Utilizando-se de entrevistas, o autor, com base nos relatos colhidos, sugere que uma educação alagoana com esse perfil deva estar centrada no aprofundamento pedagógico da capacidade de diálogo, interpenetração cultural, consciência performativa dos sujeitos educadores/educandos, além da descoberta da condição de representados historicamente, por parte dos mesmos.
Description: Biblioteca Central da UFAL
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/778
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf869.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools