Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/769| Título: | PROJETOS E TENSÕES DE CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE NOVA FRIBURGO | 
| Autor(es): | PAIXAO, Lea Pinheiro SOUZA, ângela Regina Curzio De  | 
| Palavras-chave: | ENSINO FUNDAMENTAL;PERSPECTIVAS DE FUTURO;ORIGEM SOCIAL | 
| Data do documento: | 2003 | 
| Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE | 
| Resumo: | A PERSPECTIVA DE CONTINUIDADE DE ESCOLARIZAÇÃO PARA OS ESTUDANTES DAS FAMÍLIAS FRIBURGUENSES PARECE MUITO CONDICIONADA PELA ORIGEM SOCIAL, POIS AS POSSIBILIDADES LOCAIS SÃO RESTRITAS. BUSCOU-SE CONHECER COMO OS JOVENS CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE NOVA FRIBURGO VISUALIZAM SUAS PERSPECTIVAS DE FUTURO : SEUS PORJETOS E TENSÕES DE PERTENCIMENTO. SE OS JOVENS TENDEM A INTERNALIZAR AS CHANCES OBJETIVAS DE ACORDO COM O GRUPO SOCIAL A QUE PERTENCEM. ESTA PESQUISA REALIZOU-SE EM DUAS ETAPAS : UMA PRIMEIRA QUANTITATIVA E A OUTRA QUALITATIVA. NA PRIMEIRA ETAPA, OBTEVE-SE O PERFIL DOS CONCLUINTES ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO. NA SEGUNDA, BUSCOU-SE TORNAR MAIS INTELIGÍVEIS AS RESPOSTAS OBTIDAS NO QUESTIONÁRIO, UTILIZANDO-SE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS REGISTRADAS COM O AUXÍLIO DE GRAVADOR. AS ENTREVISTAS FORAM TRANSCRITAS E ANALISADAS DE FORMA A TIRAR DIMENSÕES SOCIAIS E TRATAR GRUPOS DE INDIVÍDUOS. DETECTOU-SE QUE A ORIGEM SOCIAL INFLUENCIA, MAS NÃO DETERMINA O PROJETO. EXISTEM OUTRAS CONDIÇÕES QUE PRECISAM SER CONSIDERADAS, TAIS COMO, A QUESTÃO DE GÊNERO, DIMENSÕES DA TRAJETÓRIA E DOS INTERESSES PESSOAIS. O LUGAR SOCIAL CONTA, MAS ELEMENTOS DA ORDEM DE MERCADO E DA SUBJETIVIDADE DOS ATORES SOCIAIS TAMBÉM ESTÃO PRESENTES. | 
| Descrição: | BIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁ | 
| URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/769 | 
| Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO  | 
| Aparece nas coleções: | Juventude e Escola | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| tese.pdf | 521.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador