Please use this identifier to cite or link to this item:
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/737| Title: | JUVENILIDADE, SABER E VIOLÊNCIA: UMA LEITURA DA REALIDADE ESCOLAR | 
| Authors: | CRAIDY, Carmem Maria STOELBEN, Isabel Cristina Velasques  | 
| Keywords: | JUVENTUDE;SABER E VIOLÊNCIA | 
| Issue Date: | 2003 | 
| Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | 
| Abstract: | ESTA DISSERTAÇÃO APRESENTA UMA PESQUISA NUMA ESCOLA URBANA DE ENSINO BÁSICO, SITUADA NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL/RS, NO ANO DE 2002. O OBJETIVO DESTA PESQUISA É COMPREENDER O OLHAR DO ADOLESCENTE SOBRE O SEU PROCESSO EDUCATIVO E AS RELAÇÕES DE VIOLÊNCIA, PERCEBIDAS E/OU VIVENCIADAS NA ESCOLA. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA UTILIZADA NESTA PESQUISA FOI: DE MARCO, PARA COMPREENSÃO DOS ESPAÇOS ARQUITETÔNICOS; OUTERIAL E ABERASTURY, COM RELAÇÃO À ADOLESCÊNCIA; ARENDT E SPÓSITO, PARA ABORDAGEM SOBRE A VIOLÊNCIA; ABRAMO, NA COMPREENSÃO DOS GRUPOS JUVENIS; E CHARLOT, NA RELAÇÃO COM O SABER. O MÉTODO UTILIZADO FOI A HISTÓRIA DE VIDA, ADAPTADA PARA EDUCAÇÃO. COMO TÉCNICAS DE OPERACIONALIZAÇÃO, DESTACAM-SE A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E A ENTREVISTA ABERTA.O RESULTADO DESTA PESQUISA DEMONSTRA QUE AS AÇÕES DE VIOLÊNCIA PARTIRAM MAIS DOS ADULTOS DO QUE DOS JOVENS. HÁ UMA AUSÊNCIA DE CONHECIMENTO SOBRE A FASE DA ADOLESCÊNCIA, POR PARTE DOS ADULTOS. EXISTE UMA PREDOMINÂNCIA DOS SENTIMENTOS DE IMPOTÊNCIA E FRUSTRAÇÃO, POR PARTE DOS DOCENTES. A PESQUISA MOSTRA, AINDA, COMO OS JOVENS, COM SEUS SABERES JUVENIS, CRIAM CAMINHOS PARA SUPERAR SUAS PRÓPRIAS DIFICULDADES, ASSIM COMO PODEM SER COMPREENSIVOS, DIANTE DAS DIFICULDADES DOS ADULTOS.A PESQUISA CONCLUIU QUE A VIOLÊNCIA É SUPERESTIMADA DENTRO DA ESCOLA E QUE SERIA RELATIVAMENTE FÁCIL CONTORNÁ-LA, SE OS ADULTOS COMPREENDESSEM MAIS OS JOVENS, OPORTUNIZASSEM A ESTES A EXPRESSÃO, BEM COMO RECONHECESSEM E TRABALHASSEM PEDAGOGICAMENTE OS AGRUPAMENTOS JUVENIS. | 
| Description: | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO | 
| URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/737 | 
| Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO  | 
| Appears in Collections: | Juventude e Escola | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools