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    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/463| Título: | A educação feminina: Escola de Artes e Ofícios Santa Teresinha no município de Santa Maria-RS: um estudo de caso | 
| Autor(es): | CUNHA, Jorge Luiz da SANTOS, Cláudia Medianeira Gomes dos  | 
| Palavras-chave: | EDUCAÇÃO DA MULHER;MULHERES;EDUCAÇÃO DE GÊNERO | 
| Data do documento: | 2004 | 
| Editor: | Universidade Federal de Santa Maria. Programa de Pós-Graduação em Educação | 
| Citação: | SAMTOS, Cláudia Medianeira Gomes dos. A educação feminina: Escola de Artes e Ofícios Santa Teresinha no município de Santa Maria-RS: um estudo de caso. 2004. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Santa Maria. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2004. Santa Maria. Orientador(a): Jorge Luiz da Cunha. | 
| Resumo: | A presente pesquisa objetiva investigar o processo histórico e pedagógico da Escola de Artes e Ofícios Santa Teresinha na cidade de Santa Maria-RS, bem como as suas influências na educação de meninas no início do século XX, cuja escola estava ligada ao empreendimento ferroviário. Como metodologia, utiliza-se do estudo de caso e de gênero, da abordagem investigativa da história Oral e a memória, valendo-se de instrumentos como registro de fotografias e análise documental através dos relatórios da Cooperativa de Consumo dos Empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul, no período de 1920-1931, cujos documentos contribuíram sobremaneira para a construção dessa pesquisa. O uso de entrevistas, fez com que a memória das mulheres que estudaram na Santa Teresinha, viesse compor um novo olhar sobre a história da educação feminina, onde se buscou valorizar cada experiência contada. As fotografias, também possibilitaram a análise e reflexão do período histórico. E por fim, buscou-se desenvolver uma breve história da cidade de Santa Maria, abordando as mudanças geradas com a vinda da ferrovia, a trajetória de Manuel Ribas, a construção da Escola feminina e suas práticas, a influência da doutrina positivista e da religião católica e seus reflexos na composição de uma educação feminina voltada para a manutenção da estabilidade social, em que a mulher tinha o dever de ser mãe e esposa, compõe essa pesquisa. Palavras-chave: História, Educação Feminina e práticas educativas. | 
| Descrição: | Biblioteca CENTRAL/UFSM | 
| URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/463 | 
| Aparece nas coleções: | Educação e Gênero | 
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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