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dc.contributor.authorMANHAS, Cleomar Souza-
dc.contributor.authorMATOS, Braulio Tarcisio Porto de-
dc.date.accessioned2008-04-04T14:47:07Z-
dc.date.available2008-04-04T14:47:07Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationMANHAS, Cleomar Souza. Educação informal e participação cívica: avaliação do processo de capacitação da expansão do Programa de Comunidade Ativa. 2002. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade de Brasília. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. Distrito Federal. Orientador(a): Braulio Tarcisio Porto de Matosen
dc.identifier.otherENFA-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/310-
dc.descriptionBiblioteca Central UnBen
dc.description.abstractNos últimos anos temos vivenciado mudanças nas políticas públicas brasileiras causadas por uma maior participação da sociedade civil na formulação e, especialmente, no controle social da sua execução, a partir da multiplicação dos conselhos. porém, ao mesmo tempo que presenciamos esta mudança qualitativa, percebemos que algumas questões que nos acompanham há séculos, como a necessidade de melhora da qualidade de ensino, dificultam a participação de forma universalizada. a democracia participativa vem sendo discutida, mais aprofundadamente, na última década, com a necessidade de ampliação do debate em torno do desenvolvimento local, ferramenta vista como necessária para não perdermos a identidade frente ao processo de globalização. Diante desse novo debate e suas dificuldades, os programas que prevêem maior participação das comunidades necessitam oferecer processos de capacitação de agentes multiplicadores e do próprio público alvo. o programa comunidade ativa, objeto dessa dissertação, promove a capacitação de lideranças para a formação de um conselho, intitulado fórum de desenvolvimento local, visando alavancar o desenvolvimento social local. A capacitação foi avaliada e analisada como processo de educação informal. A hipótese discutida é a possibilidade de processos educacionais, como o analisado, induzirem o desenvolvimento socioeconômico, garantindo melhora no amadurecimento da sociedade e da democracia.en
dc.format.extent9125410 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherUniversidade de Brasília. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãoen
dc.subjectEDUCAÇÃO NÃO FORMALen
dc.subjectPARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIAen
dc.subjectEDUCAÇÃO NÃO FORMALpt_BR
dc.titleEducação informal e participação cívica: avaliação do processo de capacitação da expansão do Programa de Comunidade Ativaen
dc.typeThesisen
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