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Título : | Educação Não-Formal e Políticas Públicas para o Fortalecimento da Democracia: O processo de capacitação das Agentes Comunitárias de Saúde e das Agentes de Proteção Social, da Prefeitura de São Paulo, em educação ambiental associada à saúde. |
Autor : | CASALI, Alípio MANHAS, Cleomar Souza |
Palabras clave : | DEMOCRACIA;EDUCAÇÃO NÃO FORMAL;PARTICIPAÇÃO SOCIAL;COMUNIDADE;POLÍTICAS PÚBLICAS |
Fecha de publicación : | 2008 |
Editorial : | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
Citación : | MANHAS, Cleomar Souza. Educação Não-Formal e Políticas Públicas para o Fortalecimento da Democracia: O processo de capacitação das Agentes Comunitárias de Saúde e das Agentes de Proteção Social, da Prefeitura de São Paulo, em educação ambiental associada à saúde. 2008. 167f. Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2008. São Paulo. Orientador(a): Alípio Casali. |
Resumen : | A pesquisa Educação Não-Formal e Políticas Públicas para o Fortalecimento da Democracia: O processo de capacitação das Agentes Comunitárias de Saúde e das Agentes de Proteção Social, da Prefeitura de São Paulo, em educação ambiental associada à saúde objetivou a verificação da utilização de processos de educação não-formal na implementação de políticas públicas sociais, visando perceber se procedimentos dessa natureza contribuem para o amadurecimento da democracia, aqui entendida como democracia participativa, na acepção crítica dos processos participativos, ou seja, a participação da comunidade favorecendo a emancipação social e o conseqüente posicionamento da Sociedade frente ao Estado. Os métodos de pesquisa foram semiparticipativos, pois compartilhamos da primeira fase, ou fase de implementação do projeto, além de realizarmos entrevistas e análise documental. O nosso horizonte teórico baseou-se na proposta de emancipação do terceiro pilar de sustentação da modernidade, ou seja, a Comunidade, de acordo com Boaventura de Sousa Santos; a possível construção da Ética da Libertação, de acordo com Enrique Dussel e a conscientização comunitária proposta por Paulo Freire. |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2753 |
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