Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2348| Título : | Banco Mundial em Foco: um ensaio sobre sua atuação na educação brasileira e na américa latina | 
| Autor : | CROSSO, Camilla AZZI, Diego BOCK, Renato  | 
| Palabras clave : | EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO;EDUCAÇÃO BÁSICA;FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO;POLÍTICA EDUCACIONAL | 
| Fecha de publicación : | 2007 | 
| Editorial : | Ação Educativa | 
| Resumen : | Alguns elementos merecem destaque na análise deste ensaio. Em primeiro lugar, podemos verificar que o Banco Mundial segue utilizando a lógica do "pacote" de medidas, focalizando o ensino primário, a responsabilização das unidades escolares, o que chama de "eficácia" escolar, entre outros elementos. Ao mesmo tempo, o lugar dos professores em seu discurso e nas práticas que apóia é alarmante, uma vez que explicita não considera-los estratégicos em comparação com outros insumos educacionais. O Banco Mundial tem se apropriado do discurso da qualidade, da descentralização, da participação da sociedade civil, dando, no entanto, sentidos muito próprios a esses conceitos, que devem ser explicitados e disputados por atores da sociedade civil que têm outras perspectivas a respeito. Este ensaio reforça o que estudos anteriores já apontavam, ou seja, que a influência do Banco Mundial tem um impacto significativo nas políticas educacionais, menos pelo investimento em projetos específicos e mais pela influência nas grandes orientações das políticas públicas. | 
| Descripción : | TEXTOS: Camilla Croso Silva (Org.), Diego Azzi e Renato Bock. EDIÇÃO: Camilla Croso Silva e Vera Masagão Ribeiro. | 
| URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2348 | 
| Aparece en las colecciones: | Publicações AE (todas) | 
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| banco_mundial_em_foco.pdf | 1.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.