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Título: A educação ambiental na Vila da Barra - Rio Grande - RS: uma análise de representações sociais em uma comunidade de pescadores artesanais
Autor(es): GIESTA, Nágila Caporlíngua
BARCELLOS, João Renato Moura
Palavras-chave: EDUCAÇÃO AMBIENTAL;REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Data do documento: 2003
Editor: Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental
Citação: BARCELLOS, João Renato Moura. A educação ambiental na Vila da Barra - Rio Grande - RS: uma análise de representações sociais em uma comunidade de pescadores artesanais. Rio Grande, 2003. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Orientador(a): Nágila Caporlíngua Giesta
Resumo: Analisar as Reprsentações Sociais de atores sociais em uma comunidade pesqueira acerca de questões ambientais foi o problema central deste estudo. O estudo tornou possível conhecer e refletir sobre concepções de ambiente permeiam o cotidiano da comunidade estudada, permitindo a identirficação de representações sociais, modos de agir e anseios de pessoas que fazem deste local um ambiente de convivência social e profissional. A interpretação das representações sociais permitiu o entendimento de que pensamentos e ações muitas vezes podem estar alicerçadas em situações de fragilidade social, econômica, profissional, fragilidades que são cristalizadas pela ausência de cidadania em sentido maior e, por um conhecimento fragmentado. para mim, é essencial que a formaulação e execução de qualuqer projeto que pretenda tratar de EducaçãoA mbiental esteja fundamentado em uma ênfase na cidadania e em um pensamento complexo. Neste sentido, as conclusões deta pequisa indicam para a necessidae de ações educacionais e ambientais que visem o fortalecimento da cidadania nessa comunidade de pescadores. Dessa forma importa levar o manancial de conhecimento dessa comunidade para dentro da escola como forma de aritcular experiências e saberes em busca de soluções para as questões levantadas na ivnestigação e, outras, ainda soterradas por uma tradição que não contempla de forma satisfatória o conhecimento dos menos escolarizados.
Descrição: Biblioteca Depositária: Central da FURG e Setorial do PPGEA
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2253
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