Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2213
Título : | TRABALHO E EDUCAÇÃO NA ERA MIDIÁTICA: UMA VISÃO SOCIOLÓGICA |
Autor : | GASPAROTO, Jayme Wanderley TERUYA, Teresa Kazuko |
Palabras clave : | EDUCAÇÃO ESCOLAR;FORMAS DE TRABALHO;MÍDIA |
Fecha de publicación : | 2000 |
Editorial : | UNESP - MARÍLIA |
Resumen : | O OBJETIVO DESSE ESTUDO É ANALISAR AS FORMAS DE TRABALHO HUMANO E AS NOVAS EXIGÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ERA DA MÍDIA. PROCURA DISCUTIR O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DA MÃO-DE-OBRA COM A INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS NO SETOR INDUSTRIAL E FAZ UM PARALELO COM AS TRANSFORMAÇÕES DAS IDÉIAS E DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DESDE A GÊNESE DO CAPITALISMO. EM SEGUIDA, ANALISA AS INFLUÊNCIAS DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE, SOB A LUZ DE CRÍTICOS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSAS, E APRESENTA ALGUMAS FORMAS DE UTILIZAÇÃO DESSES MEIOS NO UNIVERSO ESCOLAR. DEPOIS, INVESTIGA AS REPERCUSSÕES, ESPECIALMENTE DA TELEVISÃO E DOS RECURSOS DA INFORMÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA, CONSIDERANDO A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. AS PESSOAS QUE PARTICIPARAM DA PESQUISA ACHAM QUE AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO SÃO FERRAMENTAS IMPORTANTES DE ACESSO À INFORMAÇÃO E AO CONHECIMENTO ATUALIZADO. FINALMENTE, A PRESENTE TESE DEFENDE QUE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA DEVE ULTRAPASSAR OS LIMITES BÁSICOS DO CAPITAL PARA REDUZIR OS PROBLEMAS SOCIAIS E CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR; UMA VEZ QUE É IMPORTANTE A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA FUNDAMENTADA NOS PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM AS CIÊNCIAS SOCIAIS NA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À MÍDIA, COMO EXIGÊNCIA EM TODOS OS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO. |
Descripción : | UNESP/MARÍLIA |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2213 |
Otros identificadores : | Doutorado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece en las colecciones: | Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 813.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador