Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2195
Título: "O QUE O JOVEM FABRICA COM O QUE A TV PRODUZ? - UM ESTUDO DA RECEPÇÃO COMO NEGOCIAÇÃO DE SENTIDO"
Autor(es): ALVES, Nilda Guimarães
VASCONCELOS, Geni Amélia Nader
Palavras-chave: RECEPÇÃO;COTIDIANO;REDE;MEDIAÇÃO;EDUCAÇÃO
Data do documento: 2000
Editor: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Resumo: ESTA PESQUISA INVESTIGA AS RELAÇÕES QUE OS JOVENS ESTABELECEM COM A TELEVISÃO. SEM IGNORAR OU MENOSPREZAR O PAPEL DA PRODUÇÃO, ENTENDE A RECEPÇÃO COMO UM PROCESSO ATIVO, DE NEGOCIAÇÃO DE SENTIDO. MERGULHA NO COTIDIANO DE UM GRUPO DE JOVENS, INDICANDO AS DIVERSAS E INTRINCADAS REDES QUE SE FAZEM PRESENTES EM SUA RELAÇAO COM A TELEVISÃO, RELATIVIZANDO SUA INFLUÊNCIA SOBRE ELES. AINDA QUE NÃO TENHA PRETENSÃO DE GENERALIZAR SEUS ACHADOS, PERMITE OBSERVAR COMO OS JOVENS RETRABALHAM O QUE A TV PRODUZ E, EM FUNÇÃO DE SUAS EXPERIÊNCIAS, DE SEU DIA-A-DIA CONCRETO, REAL, VIVIDO E DAS MÚLTIPLAS MEDIAÇÕES ÀS QUAIS ESTÃO VINCULADO, FABRICAM E INVENTAM , FAZENDO DO CONSUMO UMA ATIVIDADE CRIATIVA. AO TRAZER À TONA A CAPACIDADE DE RESISTÊNCIA DO PÚBLICO, ESSA DISSERTAÇÃO POSSIBILITA COMBATER ALGUNS ESTEREÓTIPOS PRESENTES EM DISCUSSÕES RELATIVAS AO VEÍCULO ESTUDADO E FORNECE PISTAS PARA SE LEVANTAR QUESTIONAMENTOS SOBRE O MODO DE SE FAZER E SE PENSAR A EDUCAÇÃO.
Descrição: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2195
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf474.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador