Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2181
Título : AS REDES QUE SE TECEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DE PORTO ALEGRE : O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE FLUÊNCIA DIGITAL A PARTIR DE UMA ABORDAGEM SOCIOTÉCNICA
Autor : CARVALHO, Marie Jane Soares
MEIRELLES, Mauro
Palabras clave : TECNOLOGIA DIGITAL;ENSINO MÉDIO;ENSINO PÚBLICO;ESTUDANTES
Fecha de publicación : 2005
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Resumen : HÁ DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS NOS NÍVEIS DE FLUÊNCIA DIGITAL ENTRE OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE PORTO ALEGRE EM FUNÇÃO DE SUAS DIFERENTES CONDIÇÕES DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DE COMPUTADORES, CONECTIVIDADE E SOCIABILIDADE. UTILIZAMOS UMA AMOSTRA DE 430 CASOS OBTIDOS EM 19 ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO COM O OBJETIVO DE MAPEAR AS RELAÇÕES TECIDAS NA REDE DE INTERAÇÕES ENTRE AGENTES HUMANOS E NÃO-HUMANOS QUE COMPÕEM O ENTORNO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO. PARA RECONSTITUIRMOS AS MÚLTIPLAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, UTILIZAMOS A IDÉIA DE REDE SOCIOTÉCNICA, PRINCIPALMENTE, NO QUE SE REFERE A INTERESSES POLÍTICOS, ECONÔMICOS E SOCIAIS DOS GRUPOS ENVOLVIDOS, EVITANDO, SOBRETUDO, À LUZ DE TAL ABORDAGEM, A DIMENSÃO MERAMENTE INSTRUMENTAL DA CIÊNCIA. TRABALHAMOS COM MÉTODOS ESTATÍSTICOS PARA O ESTABELECIMENTO DE INDICADORES DE ACESSIBILIDADE, USABILIDADE, INTERCONECTIVIDADE, SOCIABILIDADE E FLUÊNCIA NO USO DO SUPORTE INFORMÁTICO. O CONCEITO WEBERIANO DE TIPO IDEAL SERVIU DE SUBSÍDIO À CONSTRUÇÃO DE PARÂMETROS DE ANÁLISE. COM O USO DESTE APORTE METODOLÓGICO-CONCEITUAL ESTABELECEMOS DISTÂNCIAS EXISTENTES ENTRE OS DIFERENTES PONTOS DESSA REDE DE INTERAÇÕES. OS INDICADORES PERMITIRAM IDENTIFICAR SETE NÍVEIS DISTINTOS DE FLUÊNCIA DIGITAL ENTRE OS ALUNOS, SENDO DOIS RELACIONADOS À ACESSIBILIDADE (NÃO FLUENTES I E II), DOIS À USABILIDADE DO SUPORTE E DA INTERNET (NÃO FLUENTES III E IV) E TRÊS RELATIVOS AO NÍVEL DE DOMÍNIO QUE ESTES POSSUEM COM RELAÇÃO À UTILIZAÇÃO DO SUPORTE INFORMÁTICO (FLUENTE NO SUPORTE INFORMÁTICO, FLUENTE POTENCIAL, FLUENTE NO USO DO SUPORTE INFORMÁTICO E DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO).
Descripción : BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2181
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
tese.pdf2.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador