Please use this identifier to cite or link to this item:
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2011| Title: | CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS: UM REFLEXÃO SOBRE AS CONDIÇÕES DE INGRESSO, PERMANÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR | 
| Authors: | FIOD, Edna Garcia Maciel MATIAS, Irlene Dos Santos  | 
| Keywords: | EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA;SELETIVIDADE;ACESSO À EDUCAÇÃO;PERMANÊNCIA | 
| Issue Date: | 2003 | 
| Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA | 
| Abstract: | O ENSINO TÉCNICO ADQUIRIU MAIOR IMPORTÂNCIA A PARTIR DAS ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES APESAR DE SUA PERSPECTIVA MORALIZADORA E DE "FORMAÇÃO DO CARÁTER PARA O TRABALHO". NO ENTANTO, NO BRASIL, AS MUDANÇAS EMPREENDIDAS DESDE O MODELO AGROEXPORTADOR COMERCIAL, ATÉ O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO, URBANIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO CONDUZIRAM A ALTERAÇÕES SUBSTANCIAIS COM RELAÇÃO A ESSA MODALIDADE DE ENSINO. ASSIM, ESTE ESTUDO OBJETIVA COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DO ENSINO TÉCNICO NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS ECONÔMICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS, COMO UMA FORMA DE EDUCAÇÃO QUE POSSIBILITE ÀS CLASSES MENOS PRIVILEGIADAS SOCIALMENTE CONDIÇÕES DE ACESSO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL QUALIFICADA E INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO. INVESTIGA, NO ENSINO TÉCNICO, O ACESSO, A PERMANÊNCIA E A CONCLUSÃO DO ALUNO. ESTE ESTUDO EFETIVOU-SE NA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO AMAZONAS (ETFAM), ONDE BUSCARAM-SE DADOS QUANTITATIVOS DE ACESSO AOS CURSOS TÉCNICOS E DADOS DE APROVAÇÃO, REPROVAÇÃO E ABANDONO, PARA COMPREENDER O PROCESSO DE SELETIVIDADE DO ENSINO NESSA INSTITUIÇÃO. EM CONCLUSÃO, APONTA QUE A INSTITUIÇÃO É SELETIVA, E ESSA SELETIVIDADE SE CONFIGURA EM MEIO A FATORES INTRA E EXTRA-ESCOLARES. | 
| Description: | BIBLIOTECA CENTRAL | 
| URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2011 | 
| Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO  | 
| Appears in Collections: | Jovens, Escola e Trabalho | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools