Please use this identifier to cite or link to this item:
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2006| Title: | EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E QUALIDADE DE ENSINO: TRAÇANDO UM PERFIL SOCIOGRÁFICO DOS ESTUDANTES DA EAF-ALEGRE, ES | 
| Authors: | PAULA, Lucilia Augusta Lino De FREITAS, Sonia Maria Pereira  | 
| Keywords: | QUALIDADE DE ENSINO;EDUCAÇÃO AGRÍCOLA;TRAJETÓRIA ESCOLAR | 
| Issue Date: | 2006 | 
| Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO | 
| Abstract: | ESTA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS TRAJETÓRIAS ESCOLARES E OS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO FAMILIAR DOS JOVENS QUE INGRESSAM NA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE ALEGRE, ANALISOU, MEDIANTE A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, COMO AS CARACTERÍSTICAS INSTITUCIONAIS E FAMILIARES INTERAGEM NA PRODUÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR. A INVESTIGAÇÃO PERMITIU ANALISAR, CONCOMITANTEMENTE, OS CONTEXTOS MICRO E MACROSSOCIAIS QUE COMPÕEM AS TRAJETÓRIAS ESCOLARES DOS ESTUDANTES, MARCADAS, FORTEMENTE, PELA ESPECIFICIDADE RURAL/URBANA. UMA DAS METAS DA PESQUISA FOI A CARACTERIZAÇÃO DA EAFA DE ACORDO COM SEU PROJETO INSTITUCIONAL, CORPO DOCENTE E CLIENTELA, TRAÇANDO, ASSIM, UM PERFIL SOCIOGRÁFICO DOS ATORES ENVOLVIDOS, FOCALIZANDO A INTERAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA E AS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS SOCIOEDUCATIVAS DAS FAMÍLIAS E DA INSTITUIÇÃO. A ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO PERTINENTE, DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DA ESCOLA INVESTIGADA PÔDE AMPLIAR A COMPREENSÃO DOS LIMITES E POSSIBILIDADES DA REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM CURSO E A COMPREENSÃO SOBRE A ?APARENTE? CONTRADIÇÃO ENTRE OS OBJETIVOS DA ESCOLA E OS DA CLIENTELA, CARÁTER TERMINAL E PROFISSIONALIZANTE VERSUS CARÁTER PROPEDÊUTICO. ESSA INVESTIGAÇÃO FORNECEU SUBSÍDIOS PARA A INTERPRETAÇÃO DO ?SUCESSO? OU ?FRACASSO? ESCOLAR DOS ALUNOS, BEM COMO, AQUILATOU O VALOR EFETIVAMENTE AGREGADO POR TAL ESCOLA, OU SEJA, O EFEITO-ESCOLA NA PRODUÇÃO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE SUCESSO. | 
| Description: | BIBLIOTECA DA UFRRJ | 
| URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2006 | 
| Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO  | 
| Appears in Collections: | Jovens, Escola e Trabalho | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools