Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1994Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | BARBOSA, Maria Ligia De Oliveira | pt_BR | 
| dc.contributor.author | MACIEL, Claudia Monteiro | pt_BR | 
| dc.coverage.spatial | RJ | pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:37:50Z | - | 
| dc.date.available | 2009-03-14T18:37:50Z | - | 
| dc.date.issued | 2005 | pt_BR | 
| dc.date.submitted | 2005 | pt_BR | 
| dc.identifier | Mestrado | pt_BR | 
| dc.identifier | SOCIOLOGIA | pt_BR | 
| dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1994 | - | 
| dc.description | IFCS | pt_BR | 
| dc.description.abstract | NESTA PESQUISA PROCURAMOS DESTACAR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO COMO DETERMINANTE PRINCIPAL DA DESIGUALDADE DE RENDA FAMILIAR BRASILEIRA. ISTO PORQUE ELA DIFERENCIA AS OPORTUNIDADES OFERECIDAS ÀS PESSOAS EM UMA SOCIEDADE ONDE O MUNDO DO TRABALHO SE TORNA CADA VEZ MAIS COMPETITIVO E, PORTANTO, A ESCOLARIDADE DE TORNA FUNDAMENTAL NA BUSCA PELO EMPREGO. PUDEMOS CONSTATAR TAMBÉM QUE A ESCOLA AINDA É VISTA COMO UM ELEMENTO DE ASCENSÃO SOCIAL. OS ÍNDICES PREOCUPANTES DE DESEMPREGO JUVENIL REMETEM-NOS A PENSAR EM CRIAR ESTRATÉGIAS QUE FACILITEM A INSERÇÃO DESTE GRUPO SOCIAL NO MERCADO DE TRABALHO. PERCEBEMOS A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COMO UMA ESTRATÉGIA DE GRANDE DESTAQUE. PARA TANTO TRAÇAMOS UM HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL ONDE PUDEMOS PERCEBER QUE ESTA MODALIDADE DE ENSINO SEMPRE ESTEVE ASSOCIADA A UM CARÁTER ASSISTENCIALISTA. POR ESTE MOTIVO, TENTAMOS COMPREENDER O PÚBLICO DESSAS ESCOLAS, E APROVEITAMOS PARA CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O JOVEM BRASILEIRO. ENTRETANTO O QUE AVERIGUAMOS É QUE O PÚBLICO DE UMA DAS MELHORES ESCOLAS DE ENSINO TÉCNICO DO RIO DE JANEIRO, O CEFET/RJ, É COMPOSTO EM SUA MAIORIA POR JOVENS DE CLASSE MÉDIA UMA VEZ QUE O RIGOROSO PROCESSO SELETIVO ACABA POR EXCLUIR AQUELES CANDIDATOS QUE VIERAM DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL E FAVORECENDO OS QUE ESTUDARAM EM ESCOLAS PARTICULARES. | pt_BR | 
| dc.format.extent | 3133809 bytes | - | 
| dc.format.mimetype | application/pdf | - | 
| dc.language.iso | pt_BR | - | 
| dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO | pt_BR | 
| dc.subject | ENSINO TÉCNICO | pt_BR | 
| dc.subject | EDUCAÇÃO E TRABALHO | pt_BR | 
| dc.subject | JOVENS | pt_BR | 
| dc.title | O LUGAR DA ESCOLA TÉCNICA FRENTE ÀS ASPIRAÇÕES DO MERCADO DE TRABALHO | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Jovens, Escola e Trabalho | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese.pdf | 3.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador