Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1993
Título: Aproximações explicativas a partir da análise de sentidos e significados constituídos em espaços/momentos/situações de escolha na escola
Autor(es): AGUIAR, Wanda Maria Junqueira De
ALFREDO, Raquel Antonio
Palavras-chave: ESCOLA;ESCOLHA PROFISSIONAL;SENTIDOS E SIGNIFICADOS
Data do documento: 2006
Editor: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Resumo: Empreendemos este trabalho com o fito de produzir aproximações explicativas a respeito do processo de constituição dos sentidos e significados sobre espaços, momentos e situações entendidos como constitutivos da atividade escolha, na escola, mais especificamente, a respeito daqueles que se constituem como possíveis determinantes da escolha profissional. Para tanto, empreendemo-lo, por meio da mediação dos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico dialético, via psicologia sócio-histórica. Ao adotarmos, como referencial teórico-metodológico, a psicologia sócio-histórica, nos comprometemos com um determinado modo de investigar, registrar e por fim de analisar as informações produzidas nesse percurso. Modo este que nos levou, necessariamente, a trabalhar com categorias peculiares, tais como: Trabalho, mediação, alienação, necessidade, motivo, sentidos e significados. Assim, ancorados nos pressupostos produzidos por Vigotski, pudemos concretizar a pesquisa como via explicativa e não descritiva, podendo então, encaminhar nossos estudos para além da aparência do fenômeno estudado, considerando sua essência, isto é, seus traços essenciais (aspectos individuais, particulares e universais). Nessas condições, o presente estudo se deu em escola de ensino público, no desenvolvimento de um programa de orientação profissional com duas turmas de 3º ano de Ensino Médio. Na concretização do programa pudemos selecionar uma aluna, para então, iniciar um percurso de interlocução, através de entrevistas semi-dirigidas. Assim, pudemos focalizar a escolha como atividade (movimento da subjetividade objetivada em ação), em determinado contexto sócio-histórico e analisá-la como fenômeno imbricado com a realidade social. No processo de análise, mais precisamente, nos momentos conclusivos deste percurso, significou-se nos a preponderância da constituição de sentidos e significados sobre a escolha em geral, em detrimento dos relacionados especificamente, com a escolha profissional. Inferimos que, uma das possibilidades explicativas, sobre tal preponderância pode ser a não sistematização pedagógica de conteúdos relacionados com temas que contemplem o mundo do trabalho, das ocupações e das profissões, para além da espontaneidade casuística.
Descrição: PUCSP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1993
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens, Escola e Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador