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dc.contributor.advisorSOARES, Maria Lúcia De Amorimpt_BR
dc.contributor.authorGONÇALVES, Marcio Luiz Quarantapt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:36:13Z-
dc.date.available2009-03-14T18:36:13Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1948-
dc.descriptionALUISIO DE ALMEIDApt_BR
dc.description.abstractO MODELO DE CIVILIZAÇÃO PREDOMINANTE NO INÍCIO DO SÉCULO XXI, ALICERÇADO EM UM CAPITALISMO MATERIALISTA E CONSUMISTA, NA DESSACRALIZAÇÃO DA NATUREZA E EM UMA CIÊNCIA DETERMINISTA QUE ESTUDA APENAS OS FENÔMENOS PREVISÍVEIS, QUE NEGA A INDETERMINAÇÃO E A INCERTEZA, AGONIZA. ELE PRODUZIU UM SER HUMANO FRÁGIL, PERMISSIVO, HEDONISTA E BANALIZADO, INCAPAZ DE EMOÇÕES E SENTIMENTOS PRÓPRIOS, QUE SE DEIXA CONDUZIR PASSIVAMENTE PELOS MODISMOS E PELA MÍDIA. O MOVIMENTO AMBIENTALISTA, REAÇÃO A ESTE MODELO DE CIVILIZAÇÃO E MODO DE SER COMO PESSOA, DESEMBOCOU EM UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, UM NOVO MODO DE SER NO MUNDO, QUE PRECONIZA UMA RELIGAÇÃO ENTRE OS SABERES TRADICIONAIS E CIENTÍFICOS E O RESPEITO A TODAS AS FORMAS DE VIDA NA TERRA, ELA PRÓPRIA CONSIDERADA COMO UM ORGANISMO EM NÍVEL PLANETÁRIO. ATRAVÉS DO CONTATO COM A NATUREZA, MESMO JÁ ALTERADA PELO HOMEM, CRIANÇAS E ADOLESCENTES PODEM DESCOBRIR A BELEZA LATENTE DE SEU MUNDO E VALORIZÁ-LO, REAGIR PERANTE O MAL-ESTAR DO SER HUMANO EM SEU PRÓPRIO PLANETA E RESGATAR A VONTADE DE MELHORÁ-LO E DE COM ELE CONVIVER PLENAMENTE. A INICIATIVA DESTE PROFESSOR E BIÓLOGO, EM PROMOVER EXCURSÕES A PARQUES E MUSEUS, COM OS EDUCANDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE SÃO PAULO ONDE TRABALHOU ATÉ 2002, PERMITIU A DEZENAS DE ADOLESCENTES ESTA OPORTUNIDADE. COM BASE TEÓRICA NA FENOMENOLOGIA DE MERLEAU-PONTY, QUE VALORIZA O PAPEL MEDIADOR DO CORPO DA PESSOA NAS PERCEPÇÕES SOBRE O MEIO AMBIENTE, EFETUOU-SE A ANÁLISE DE PROSA DAS PALAVRAS ESCRITAS E FALADAS PELOS ADOLESCENTES, DE SUAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS, DURANTE AS EXCURSÕES. COMO RESULTADO DO ESTUDO, VERIFICOU-SE QUE OS ESTUDANTES FORAM CAPAZES DE CHEGAR A ESSÊNCIAS SOBRE A NATUREZA E A VIDA SIMILARES ÀQUELAS INTUÍDAS POR DIVERSOS PESQUISADORES E PENSADORES QUE SE SITUAM ENTRE OS INOVADORES DA CIÊNCIA E DA FILOSOFIA.pt_BR
dc.format.extent2097152 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DE SOROCABApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALpt_BR
dc.subjectMÉTODO DE ENSINOpt_BR
dc.subjectENSINO MÉDIOpt_BR
dc.subject.otherJOVENS E MEIO AMBIENTEpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL E FENOMENOLOGIA: A CONTRIBUIÇÃO DA EXCURSÃO PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE EM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIOpt_BR
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