Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1936
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGARCIA, Regina Maria Leitept_BR
dc.contributor.authorBARLETTO, Marisapt_BR
dc.coverage.spatialRJpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:35:30Z-
dc.date.available2009-03-14T18:35:30Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1936-
dc.descriptionCENTRAL DO GRAGOATÁ - UFFpt_BR
dc.description.abstractO OBJETIVO CENTRAL DESTA PESQUISA É ANALISAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA A PARTIR DA MEMÓRIA DE ALUNAS EGRESSAS DO CURSO DA DÉCADA DE 80. TAL ANÁLISE VISOU APREENDER, NO CONTEXTO DAS PEQUENAS CIDADES, OS ELEMENTOS SIGNIFICATIVOS DA RECONSTRUÇÃO DA ESCOLHA DO CURSO E A EXPERIÊNCIA DA VIDA UNIVERSITÁRIA ATRAVÉS DE NARRATIVAS DAS SUAS TRAJETÓRIAS. POR SUA VEZ, PROCUREI DELINEAR OS REFERIDOS CONTEXTOS APRESENTADOS NAS NARRATIVAS EM SEUS CONSTITUINTES HISTÓRICOS INDICADOS COMO MAIS SIGNIFICATIVOS, EXPLORANDO PRINCIPALMENTE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E DO CURSO DE PEDAGOGIA. PARA ESSES ÚLTIMOS, O MATERIAL UTILIZADO FOI PRODUZIDO PELAS NARRATIVAS DA MEMÓRIA DE ALGUNS ANTIGOS PROFESSORES. UTILIZEI COMO RECURSO ANALÍTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO AS NOÇÕES DE GÊNERO, LUGAR, GERAÇÃO, MEMÓRIA E HISTÓRIA DE VIDA. OS RESULTADOS FORAM MAPAS E ANÁLISES DA COMPLEXIDADE DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E GÊNERO NA CIDADE DO ESPAÇO AGRÍCOLA, TANTO NO QUE SE REFERE AOS TENSIONAMENTOS E NEGOCIAÇÕES DAS FRONTEIRAS NA BUSCA DE ?IDENTIDADES?, QUANTO DE ALGUNS PROCESSOS DA CONSTRUÇÃO CULTURAL DA HISTÓRIA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE VIÇOSA, COM DESTAQUE ÀS QUESTÕES DE GÊNERO E ESPAÇO NO CURSO DE PEDAGOGIA.pt_BR
dc.format.extent1321507 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSEpt_BR
dc.subjectFORMAÇÃO DE PROFESSORESpt_BR
dc.subjectGÊNEROpt_BR
dc.subjectMEMÓRIApt_BR
dc.titleUMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS ? DIÁLOGOS ENTRE DIFERENTES TRAJETÓRIASpt_BR
Aparece nas coleções:Estudos Históricos sobre Juventude

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador