Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1835| Título : | REALÇÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR: VISÕES E PERCEPÇÕES DO CORPO DISCENTE | 
| Autor : | CAMACHO, Luiza Mitiko Yshiguro REIS, Jandira Gualberto Dos  | 
| Palabras clave : | GÊNERO;ADOLESCÊNCIA;ESCOLA;COTIDIANO ESCOLAR | 
| Fecha de publicación : | 2003 | 
| Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | 
| Resumen : | O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO TORNAR VISÍVEIS AS QUESTÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR, BUSCANDO, NO ESPAÇO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL DE VITÓRIA, O ENTENDIMENTO SOBRE ESSAS RELAÇÕES NA VISÃO E CONCEPÇÃO DE ALUNAS E ALUNOS ADOLESCENTES, CONSIDERANDO A INTERAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR COM O ESPAÇO DA CASA E O ESPAÇO DA RUA. PARA TAL, POSSIBILITOU DEPOIMENTOS EM QUE OS AGENTES SE MANIFESTARAM PELA ESCRITA E PELA FALA, SOMANDO-SE A ESSES DADOS, IMPRESSÕES ORIUNDAS DAS OBSERVAÇÕES FEITAS DOS SUJEITOS EM SEUS VÁRIOS MOMENTOS DE SOCIALIZAÇÃO NO PROCESSO GRUPAL. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE AS DIFERENTES FORMAS SOCIOCULTURAIS CONSTITUINTES DE MENINOS E MENINAS ACABAM POR INTERFERIR NÃO SOMENTE NA VIVÊNCIA DA ADOLESCÊNCIA DESTES INDIVÍDUOS, COMO TAMBÉM NAS RELAÇÕES QUE A PERMEIAM NOS DIFERENTES ESPAÇOS. MOSTRARAM, AINDA, QUE, EMBORA OS CENÁRIOS SOCIAIS APRESENTEM MUDANÇAS, NA PRÁTICA, TANTO MENINOS QUANTO MENINAS AINDA SE VÊEM PRESOS A PADRÕES SOCIAIS CONSERVADORES, QUE SÃO REAFIRMADOS NA FAMÍLIA E NA ESCOLA LEVANDO-OS A REPRODUZIR A IMAGEM DO ESPELHO, AINDA QUE POR VEZES REJEITEM ESSA MESMA IMAGEM. | 
| Descripción : | BIBLIOTECA DO INEP | 
| URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1835 | 
| Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO  | 
| Aparece en las colecciones: | Jovens, Sexualidade e Gênero | 
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador