Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1835| Título: | REALÇÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR: VISÕES E PERCEPÇÕES DO CORPO DISCENTE |
| Autor(es): | CAMACHO, Luiza Mitiko Yshiguro REIS, Jandira Gualberto Dos |
| Palavras-chave: | GÊNERO;ADOLESCÊNCIA;ESCOLA;COTIDIANO ESCOLAR |
| Data do documento: | 2003 |
| Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO |
| Resumo: | O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO TORNAR VISÍVEIS AS QUESTÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR, BUSCANDO, NO ESPAÇO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL DE VITÓRIA, O ENTENDIMENTO SOBRE ESSAS RELAÇÕES NA VISÃO E CONCEPÇÃO DE ALUNAS E ALUNOS ADOLESCENTES, CONSIDERANDO A INTERAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR COM O ESPAÇO DA CASA E O ESPAÇO DA RUA. PARA TAL, POSSIBILITOU DEPOIMENTOS EM QUE OS AGENTES SE MANIFESTARAM PELA ESCRITA E PELA FALA, SOMANDO-SE A ESSES DADOS, IMPRESSÕES ORIUNDAS DAS OBSERVAÇÕES FEITAS DOS SUJEITOS EM SEUS VÁRIOS MOMENTOS DE SOCIALIZAÇÃO NO PROCESSO GRUPAL. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE AS DIFERENTES FORMAS SOCIOCULTURAIS CONSTITUINTES DE MENINOS E MENINAS ACABAM POR INTERFERIR NÃO SOMENTE NA VIVÊNCIA DA ADOLESCÊNCIA DESTES INDIVÍDUOS, COMO TAMBÉM NAS RELAÇÕES QUE A PERMEIAM NOS DIFERENTES ESPAÇOS. MOSTRARAM, AINDA, QUE, EMBORA OS CENÁRIOS SOCIAIS APRESENTEM MUDANÇAS, NA PRÁTICA, TANTO MENINOS QUANTO MENINAS AINDA SE VÊEM PRESOS A PADRÕES SOCIAIS CONSERVADORES, QUE SÃO REAFIRMADOS NA FAMÍLIA E NA ESCOLA LEVANDO-OS A REPRODUZIR A IMAGEM DO ESPELHO, AINDA QUE POR VEZES REJEITEM ESSA MESMA IMAGEM. |
| Descrição: | BIBLIOTECA DO INEP |
| URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1835 |
| Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
| Aparece nas coleções: | Jovens, Sexualidade e Gênero |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador