Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1809| Título : | GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: PRÁTICA PEDAGÓGICA E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS | 
| Autor : | VIEIRA, Péricles Saremba DAMIANI, Fernanda Eloisa  | 
| Palabras clave : | GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA;FORMAÇÃO CONTINUADA;COMPETÊNCIA PROFISSIONAL | 
| Fecha de publicación : | 2003 | 
| Editorial : | UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO | 
| Resumen : | A CONSTATAÇÃO EMPÍRICA DA EXISTÊNCIA DE UM ELEVADO NÚMERO DE ADOLESCENTES GRÁVIDAS NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE PASSO FUNDO - RS, O SOFRIMENTO DECORRENTE DESSA SITUAÇÃO PARA ELAS MESMAS, PARA OS FAMILIARES, BEM COMO PARA OS PROFESSORES CUJA FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARECE INSUFICIENTE PARA CAPACITÁ-LOS A LIDAR COM O "PROBLEMA", DESAFIAM A INVESTIGAR O TEMA E A SE CONSTRUIR ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO. A PESQUISA, REALIZADA COM QUINZE ADOLESCENTES GRÁVIDAS E DEZ DOCENTES DE CINCO ESCOLAS PÚBLICAS E UMA ESCOLA PARTICULAR DA CIDADE DE PASSO FUNDO, RS, INVESTIGOU A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFISSIONAIS E SUAS COMPETÊNCIAS PARA LIDAR COM AS QUESTÕES RELACIONADAS À GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. EM RAZÃO DE ESSA PESQUISA LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A SUBJETIVIDADE, BUSCANDO COMPREENDER A PERCEPÇÃO, AS AÇÕES DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS E AS FALAS SITUADAS NO CONTEXTO DE SUA PRODUÇÃO, OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS, GRAVAÇÕES, SEGUINDO O MÉTODO "ANÁLISE TEMÁTICA" ANUNCIADO POR MINAYO (1994). REALIZOU-SE UMA RELEITURA DAS ENTREVISTAS PRODUZIDAS, DEFININDO A CONSTITUIÇÃO DO CORPUS DA DISSERTAÇÃO, PASSANDO-SE, APÓS, À FASE DE REEXPLORAÇÃO DO MATERIAL, COM A ESPECIFICAÇÃO DOS TEMAS E INTERPRETAÇÃO DOS MESMOS. IDENTIFICOU-SE, APÓS A PESQUISA, QUE, ALÉM DA FAMÍLIA, O DOCENTE É TIDO COMO PRINCIPAL REFERÊNCIA DE ORIENTAÇÃO DAS ADOLESCENTES GESTANTES. APESAR DISSO, A MAIORIA DOS DOCENTES REVELA DIFICULDADES EM TERMOS DE COMPETÊNCIAS, PARA ORIENTÁ-LAS EM DETERMINADAS SITUAÇÕES, ANUNCIANDO A NECESSIDADE DE ADQUIRIR E DESENVOLVER MAIORES COMPETÊNCIAS PARA O EXERCÍCIO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA. | 
| Descripción : | CENTRAL | 
| URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1809 | 
| Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO  | 
| Aparece en las colecciones: | Jovens, Sexualidade e Gênero | 
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese.pdf | 694.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador