Please use this identifier to cite or link to this item:
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1799| Title: | A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA PÚBLICA: VISIBILIDADE OU EXCLUSÃO? | 
| Authors: | BAZILIO, Luiz Cavalieri QUINTANA, Eduardo  | 
| Keywords: | GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA;EXCLUSÃO SOCIAL | 
| Issue Date: | 2004 | 
| Publisher: | UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | 
| Abstract: | O OBJETIVO DESTA DISSERTAÇÃO É RECUPERAR A PARTIR DAS FALAS DE SEUS ATORES (ALUNAS ADOLESCENTES GRÁVIDAS E PROFESSORES/AS), ALGUNS QUESTIONAMENTOS SOBRE A TENSÃO GERADA PELA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NO INTERIOR DA ESCOLA. A PESQUISA, UM ESTUDO DE CASO EM EDUCAÇÃO (ABORDAGEM ETNOGRÁFICA), BUSCOU SITUAR AS DETERMINAÇÕES DO FENÔMENO GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E SUAS REPRESENTAÇÕES. PARA REALIZAR ESTA TAREFA, ENTREVISTEI QUATRO PROFESSORES E QUATRO ALUNAS (GRÁVIDAS E MÃES NA ADOLESCÊNCIA) NUMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL, SITUADA NA ZONA NORTE DO MUNICÍPIO DE RIO DE JANEIRO. ASSIM SENDO, O EMPENHO EM DELIMITAR O TEMA LEVOU-ME A CONCEBER DOIS PONTOS ESSENCIAIS PARA A CONSTRUÇÃO DAS CATEGORIAS DE ANÁLISE DA PESQUISA: (I) IDENTIFICAR SUAS AÇÕES E PRÁTICAS COTIDIANAS COM RELAÇÃO À GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, OS PONTOS DE INTERSEÇÃO E CONFLITO; (II) AVALIAR AS VISÕES DE MUNDO DA ALUNA ADOLESCENTE ACERCA DA GRAVIDEZ, E A PARTIR DA SUA EXISTÊNCIA, INVESTIGAR COMO SE CONSTRÓI A RELAÇÃO COM A ESCOLA. O RESULTADO DA PESQUISA DEMONSTROU QUE, EMBORA NÃO SEJA SUA FUNÇÃO ESPECÍFICA, A ESCOLA AO DAR VISIBILIDADE À ALUNA ADOLESCENTE GRÁVIDA, SE CONSTITUI COMO POSSIBILIDADE (ESPAÇO PRIVILEGIADO) DE ENFRENTAMENTO DA GRAVIDEZ A ADOLESCÊNCIA. | 
| Description: | UERJ - BIBLIOTECA CEH/A | 
| URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1799 | 
| Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO  | 
| Appears in Collections: | Jovens, Sexualidade e Gênero | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools