Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1772Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | TOSTA, Sandra De Fátima Pereira | pt_BR |
| dc.contributor.author | SOUZA, Vanessa Guilherme | pt_BR |
| dc.coverage.spatial | MG | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:32:21Z | - |
| dc.date.available | 2009-03-14T18:32:21Z | - |
| dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
| dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
| dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
| dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1772 | - |
| dc.description | PUC MINAS | pt_BR |
| dc.description.abstract | A PRESENTE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO TEVE COMO OBJETIVOS OBSERVAR,DESCREVER E INTERPRETAR RITUAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E, ASSIM, BUSCAR AMPLIAR O CONHECIMENTO E A COMPREENSÃO DAS DIVERSAS SITUAÇÕES DE RECUSA CORPORAL APRESENTADAS POR UM GRUPO DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PARTICULAR DE BELO HORIZONTE- MG. UM OUTRO OBJETIVO FOI INVESTIGAR COMO SE DÁ A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DESSAS ADOLESCENTES, NOS MODOS COMO SE APROPRIAM DO SEU PRÓPRIO CORPO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. ESSA INVESTIGAÇÃO TEVE COMO APORTE TEÓRICO: VICTOR TURNER, PETER MCLAREN, JOCIMAR DAOLIO, MARCEL MAUSS, GLIFFORD GEERTZ E JOHN THOMPSON. A DISSERTAÇÃO RESULTOU DE UM ESTUDO DE CASO NO QUAL FORAM FEITAS OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAQUELA ESCOLA, ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM AS ADOLESCENTES E REGISTROS FOTOGRÁFICOS. ALÉM DESSAS TÉCNICAS, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO PARA COMPOSIÇÃO DO PERFIL SOCIOCULTURAL E COMPREENSÃO DOS CONCEITOS DE CORPO E EDUCAÇÃO FÍSICA POR PARTE DAS MENINAS E PESQUISA DOCUMENTAL SOBRE A PROPOSTA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA. AS CONCLUSÕES DESTA INVESTIGAÇÃO APONTAM QUE, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESTÃO PRESENTES RITUAIS QUE SURGEM A PARTIR DA ORGANIZAÇÃO DA AULA E DO PROFESSOR E DA MANEIRA COMO OS CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO SÃO APROPRIADOS NESSA DISCIPLINA. QUANTO À QUESTÃO IDENTITÁRIA PODE-SE DIZER QUE, A FIXAÇÃO NO CORPO E POR UM CORPO PADRÃO É UMA CONSTRUÇÃO SOCIOCULTURAL, LEVANDO AS ADOLESCENTES A FORMAR E CONFORMAR IDENTIDADES, ÀS VEZES CONTRADITÓRIAS E NÃO-RESOLVIDAS, O QUE FAVORECE UM MOVIMENTO CONSTANTE DE INSATISFAÇÃO E DE BUSCA QUE SE MANIFESTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA OBSERVADAS. | pt_BR |
| dc.format.extent | 1922191 bytes | - |
| dc.format.mimetype | application/pdf | - |
| dc.language.iso | pt_BR | - |
| dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS | pt_BR |
| dc.subject | EDUCAÇÃO FÍSICA | pt_BR |
| dc.subject | ENSINO MÉDIO | pt_BR |
| dc.subject | CORPO | pt_BR |
| dc.subject | ADOLESCENTES | pt_BR |
| dc.subject | MULHERES | pt_BR |
| dc.title | ENTRE QUADRAS, BOLAS E REDES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O INCORPORAR DE RITUAIS NO CORPO FEMININO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PARTICULAR DE BELO HORIZONTE | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Jovens, Sexualidade e Gênero | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese.pdf | 1.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador