Please use this identifier to cite or link to this item:
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1758| Title: | AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO DAS ALUNAS E DOS ALUNOS DAS 7ª E 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | 
| Authors: | SIQUEIRA, Maria Luiza Neto BARBOZA, Roberta De Granville  | 
| Keywords: | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS;GÊNERO;EDUCAÇÃO FÍSICA;CURRÍCULO ESCOLAR | 
| Issue Date: | 2003 | 
| Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO | 
| Abstract: | ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO DAS ALUNAS E DOS ALUNOS DAS SÉTIMAS E DAS OITAVAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. DESSA FORMA, PROCURAMOS PROBLEMATIZAR AS INTERPRETAÇÕES DESSES SUJEITOS ACERCA DO MASCULINO E DO FEMININO NAS SITUAÇÕES DE AULA, EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS DE ENSINO, NA FORMA COMO ESSES SUJEITOS SE DISPÕEM NO ESPAÇO FÍSICO DA AULA E NO MOMENTO EM QUE SE AGRUPAM PARA REALIZAÇÕES DE TRABALHOS E ATIVIDADES. PARA ISSO, RECORREMOS A UM PERCURSO TEÓRICO ENFATIZANDO DUAS PERSPECTIVAS: A DE GÊNERO, UTILIZANDO A ABORDAGEM DE GUACIRA LOURO E JOAN SCOTT, E A DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SEGUNDO A ABORDAGEM DE SERGE MOSCOVICI. PARA FUNDAMENTAR AS DISCUSSÕES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA, PROCURAMOS ESTABELECER UM DIÁLOGO ENTRE ESSES REFERENCIAIS E A ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA, CRIADA PELO COLETIVO DE AUTORES. NA PESQUISA, SEGUIMOS UM CAMINHO METODOLÓGICO, O QUAL PARTIU DA ANÁLISE DO GRANDE GRUPO (OBSERVAÇÕES), PASSANDO POR PEQUENOS GRUPOS (ASSOCIAÇÃO LIVRE) ATÉ A ANÁLISE INDIVIDUAL (ENTREVISTAS). OS RESULTADOS OBTIDOS REVELARAM UMA REPRESENTAÇÃO SOBRE MASCULINIDADE, FEMINILIDADE, IDENTIDADE E PRECONCEITO, DE FORMA POLARIZADA, FENÔMENO ESSE QUE SE CONFIGUROU COMO O NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES DOS SUJEITOS. ENCONTRAMOS, TAMBÉM, POR PARTE DOS SUJEITOS O RECONHECIMENTO DESSAS QUESTÕES, DE FORMA A OSCILAR ENTRE O "NATURAL" E O "CULTURAL". ESSE FENÔMENO SE CONFIGUROU COMO OS ELEMENTOS PERIFÉRICOS DAS REPRESENTAÇÕES DOS SUJEITOS. DIANTE DAS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO REVELADAS PELO GRUPO, APONTAMOS A NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO DAS DISCUSSÕES NO INTERIOR DA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICO-SUPEREDORA, A FIM DE ARTICULAR OS SEUS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS ÀS QUESTÕES DE GÊNERO, VISLUMBRANDO UMA EDUCAÇÃO FÍSICA TRANSFORMADORA E PLURAL. | 
| Description: | BIBLIOTECAS CENTRAL E SETORIAL DE EDUCAÇÃO DA UFPE | 
| URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1758 | 
| Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO  | 
| Appears in Collections: | Jovens, Sexualidade e Gênero | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools