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dc.contributor.advisorSILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves Ept_BR
dc.contributor.authorANDRADE, Paulo Sérgio Dept_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:31:28Z-
dc.date.available2009-03-14T18:31:28Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1702-
dc.descriptionBiblioteca Comunitária da UFSCarpt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa está relacionada às influências do ensino de História na construção do pertencimento étnico-racial e nas relações entre negros e brancos. Teve como participantes quatro ex-alunos afrodescendentes de um projeto de ação afirmativa, realizado na cidade de São Carlos-SP, que visava preparar estudantes para o exame vestibular. Esta pesquisa foi realizada, orientando-se pela seguinte questão de pesquisa: o ensino de História contribui para afirmação/negação ao pertencimento racial de estudantes negros e carentes em cursinho pré-vestibular? O estudo parte de observações feitas pelo pesquisador, responsável pelas disciplinas de História e Geografia nesse projeto, e teve por objetivos verificar se o ensino de História interfere na autoestima e identidade de alunos afrodescendentes, levando-os à não aceitação de seu pertencimento étnico-racial, o que é reproduzido na sociedade. Realizaram-se conversas sistemáticas com duas ex-alunas e dois ex-alunos, estudantes do projeto de ação afirmativa, que se desenvolveu no período entre 2002 e 2003, com recursos da Fundação Ford, vinculado ao Departamento de Física da USP, campus São Carlos - São Paulo, com o objetivo de facilitar o acesso e permanência de alunos negros e carentes na universidade pública, e de rebater situações de preconceitos, discriminações e racismo fortalecidos por ideologias que se fazem presentes ao longo do fazer histórico brasileiro. Constatou-se que, com a integração dos jovens ao projeto em pauta, houve favorecimento para que estes assumissem o pertencimento étnico-racial com o qual se identificavam, sentindo-se fortificados quando se identificaram como negros. Passaram a rebater atitudes racistas e discriminatórias sofridas no cotidiano, tiveram ainda o favorecimento da autoestima e identidade, a partir do momento em que se reconheceram como fazedores de culturas e agentes ativos no fazer da História, da História brasileira.pt_BR
dc.format.extent1664828 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospt_BR
dc.subjectPERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIALpt_BR
dc.subjectENSINO DE HISTÓRIApt_BR
dc.subject.otherJOVENS NEGROSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS NEGROS - Pertencimento étnico-racialpt_BR
dc.titlePertencimento étnico-racial e ensino de Históriapt_BR
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