Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1697| Título : | AÇÃO AFIRMATIVA: O IMPACTO DA POLÍTICA DE COTAS NA ESDI (ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL UERJ) |
| Autor : | OLIVEIRA, Iolanda De SACRAMENTO, Monica Pereira Do |
| Palabras clave : | ENSINO SUPERIOR;AÇÃO AFIRMATIVA;RELAÇÕES RACIAIS |
| Fecha de publicación : | 2005 |
| Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE |
| Resumen : | ESTE TRABALHO TEM COMO TEMÁTICA CENTRAL A ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS ALUNOS INGRESSANTES NOS VESTIBULARES 2003 E 2004 NA ESDI ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO DA MODALIDADE DE COTAS RACIAIS, DETERMINADA A PARTIR DA PROMULGAÇÃO DAS LEIS NÚMERO 3.708/01 E 4.151/03, UMA VEZ QUE A PRESENÇA DE ESTUDANTES NEGROS NA INSTITUIÇÃO APRESENTAVA-SE, ATÉ ENTÃO, INCIPIENTE. ATRAVÉS DE PESQUISA EMPÍRICA E INTERPRETAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA DOS DADOS SOBRE ESTA EXPERIÊNCIA PIONEIRA NO ENSINO SUPERIOR, O TRABALHO BUSCA, TRAÇAR O PERFIL DESTES JOVENS E AS MOTIVAÇÕES QUE OS LEVARAM A ESCOLHER A CARREIRA DE DESIGN, CONSIDERADA PELA SOCIEDADE COMO DE ALTO PRESTÍGIO. AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS PELOS ESTUDANTES NEGROS - PRETOS E PARDOS - A PARTIR DE SUA ENTRADA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA REVELAM QUE HÁ EM CURSO UMA TRANSFORMAÇÃO SILENCIOSA NA INSTITUIÇÃO NO QUE ALGUNS CHAMAM DE TROPICALIZAÇÃO DO DESIGN E QUE PARA ALÉM DAS OPINIÕES DIVERSAS FORMADAS A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DA MEDIDA, O IMPACTO DA ENTRADA DESTES ESTUDANTES NA ESDI APONTA PARA UMA REVISÃO DOS PROCESSOS DE ADMISSÃO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E EM ESPECIAL, NAS CARREIRAS CONSIDERADAS SOCIALMENTE COMO DE ALTO PRESTÍGIO. O TRABALHO REVELA QUE A AMPLIAÇÃO DAS EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES E A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS FUTUROS MARCAM COMO CARACTERÍSTICA CENTRAL ESTA EXPERIÊNCIA E QUE HÁ HETEROGENEIDADE DENTRO DO HOMOGÊNEO NESTE CASO A ADOÇÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA MODALIDADE DE COTAS, DESFAZENDO, ASSIM, MITOS E GENERALIZAÇÕES EM TORNO DA ADMISSÃO DESTES JOVENS. |
| Descripción : | BIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁ |
| URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1697 |
| Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
| Aparece en las colecciones: | Jovens Negros |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese.pdf | 1.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador