Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1591
Título : | A MÚSICA ENTRA EM CENA: O RAP E O FUNK NA SOCIALIZAÇÃO DA JUVENTUDE EM BELO HORIZONTE |
Autor : | SPOSITO, Marilia Pontes DAYRELL, Juarez Tarcisio |
Palabras clave : | SOCIALIZAÇÃO;JOVENS;MÚSICA;RAP;FUNK |
Fecha de publicación : | 2001 |
Editorial : | UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO |
Resumen : | ESTA INVESTIGAÇÃO SE PROPÕE A DISCUTIR OS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO VIVENCIADOS POR JOVENS POBRES NA PERIFERIA DE BELO HORIZONTE. TENDO COMO FOCO OS JOVENS INTEGRANTES DE TRÊS GRUPOS DE RAP E TRÊS DUPLAS DE FUNK, PROCURA ANALISAR AS SUAS EXPERIÊNCIAS CULTURAIS E O SENTIDO QUE TAIS PRÁTICAS ADQUIREM, NO CONJUNTO DOS PROCESSOS SOCIAIS QUE OS CONSTITUEM COMO SUJEITOS SOCIAIS. SIGNIFICA COMPREENDER COMO ELES ELABORAM AS SUAS VIVÊNCIAS EM TORNO DO ESTILO E OS SIGNIFICADOS QUE LHE ATRIBUEM, MAS TAMBÉM REVELA-OS NA SUA CONDIÇÃO DE JOVENS, PARA ALÉM DA SUA PARTICIPAÇÃO NOS GRUPOS MUSICAIS, BUSCANDO APREENDER AS RELAÇÕES QUE ESTABELECEM ENTRA ESSA EXPERIÊNCIA E A VIVÊNCIA NAS OUTRAS INSTÂNCIAS SOCIAIS EM QUE SE INSEREM, COMO A FAMÍLIA, O TRABALHO OU A ESCOLA. A INVESTIGAÇÃO APONTA QUE OS RAPPERS E OS FUNKEIROS ENCONTRAM POUCOS ESPAÇOS NAS INSTITUIÇÕES DO MUNDO ADULTO PARA CONSTRUIR REFERÊNCIAS E VALORES POR MEIO DOS QUAIS POSSAM SE CONSTRUIR COMO SUJEITOS. OS ESTILOS RAP E FUNK ASSUMEM UMA CENTRALIDADE NO VIDA DESSES SUJEITOS. POR MEIO DELES REELABORAM AS IMAGENS CORRENTES SOBRE A JUVENTUDE, CRIANDO MODOS PRÓPRIOS DE SER JOVEM, E EXPRESSAM A REIVINDICAÇÃO DO DIREITO À JUVENTUDE. |
Descripción : | FEUSP |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1591 |
Otros identificadores : | Doutorado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Grupos Juvenis |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 2.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador