Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1254
Título: TRAJETÓRIAS ESCOLARES E VIDA ACADÊMICA DO ESTUDANTE POBRE DA UFMG - UM ESTUDO A PARTIR DE CINCO CASOS
Autor(es): NOGUEIRA, Maria Alice De Lima Gomes
PORTES, Ecio Antonio
Palavras-chave: TRAJETÓRIA ESCOLAR;VIDA ACADÊMICA;SOCIOLOGIA EDUCACIONA
Data do documento: 2001
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Resumo: ESTE TRABALHO BUSCA COMPREENDER A TRAJETÓRIA ESCOLAR E AS VIVÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS DE UM GRUPO DE ESTUDANTES POBRES QUE TIVERAM ACESSO, ATRAVÉS DO VESTIBULAR, A CARREIRAS ALTAMENTE SELETIVAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, A SABER: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO SOCIAL, DIREITO, ENGENHARIA ELÉTRICA, FISIOTERAPIA E MEDICINA. ELE SE INSPIRA E SE APÓIA EM TRABALHOS QUE INVESTIGAM TRAJETÓRIAS ESCOLARES NOS MEIOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS TAIS COMO O DE HOGGART (1975), TERRAIL (1990), LAURENS (1992), VIANA (1998), SOUZA & SILVA(1999), ENTRE OUTROS. DESSA FORMA, PRIVILEGIAM-SE NA CONSTRUÇÃO DO OBJETO TRÊS MOMENTOS SUBSTANTIVOS: A DIMENSÃO HISTÓRICA, A RECONSTRUÇÃO E A ANÁLISE DAS TRAJETÓRIAS INVESTIGADAS E A EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA DE CINCO JOVENS POBRES NO DECORRER DE DOIS ANOS. AS INDAGAÇÕES QUE ORIENTARAM A PESQUISA EMPÍRICA FORAM: EXISTIRAM ESTUDANTES POBRES NOS CURSOS SUPERIORES, DESDE OS SEUS PRIMÓRDIOS? SE EXISTIRAM, COMO É QUE OS ESTUDANTES POBRES VIVERAM A EXPERIÊNCIA ACADÊMICA NO PASSADO? QUAL FOI A TRAJETÓRIA DE ACESSO DOS UNIVERSITÁRIOS POBRES, NO PASSADO E NO PRESENTE, AOS CURSOS ALTAMENTE SELETIVOS? NO INTERIOR DESSES CURSOS, COMO É QUE SE PROCESSA A VIDA COTIDIANA DESSES SUJEITOS? COMO AS CONDIÇÕES MATERIAIS DE EXISTÊNCIA AFETAM ESSES SUJEITOS NO DECORRER DA AVENTURA UNIVERSITÁRIA? OS DADOS EMPÍRICOS FORAM EXTRAÍDOS DE LONGAS ENTREVISTAS EFETUADAS JUNTO AOS SUJEITOS, ORIENTADAS POR TEMAS COMO A CONDIÇÃO ECONÔMICA DO UNIVERSITÁRIO, A VIDA DE ESTUDANTE DENTRO E FORA DO CAMPUS, A VIDA ACADÊMICA PROPRIAMENTE DITA, PRINCIPALMENTE NAQUELES ASPECTOS ATINENTES À RELAÇÃO COM OS PROFESSORES, COM OS COLEGAS, À ATUAÇÃO NA SALA DE AULA E O DESEMPENHO ACADÊMICO, COM O OBJETIVO DE DAR VISIBILIDADE AO ESTUDANTE POBRE NO BRUTAL E DESIGUAL JOGO DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO, LÁ ONDE ELE É MAIS DIFÍCIL DE SER JOGADO, NOS CURSOS ALTAMENTE SELETIVOS.
Descrição: BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1254
Outros identificadores: Doutorado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens Universitários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador