Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1222| Título : | O ENSINO NOTURNO COMO PALCO PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | 
| Autor : | PASSOS, Laurizete Ferragut REHDER, Juarez Garzon  | 
| Palabras clave : | SABERES DOCENTES;ESTUDANTES;TRABALHADORES;ENSINO NOTURNO | 
| Fecha de publicación : | 2006 | 
| Editorial : | UNESP - RIO CLARO | 
| Resumen : | O OBJETIVO DESTA PESQUISA É IDENTIFICAR E VERIFICAR, COMO OCORRE A INTEGRAÇÃO E A COMPLEMENTAÇÃO DOS SABERES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS TRABALHADORES NOTURNOS, DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. UTILIZOU-SE A ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA, COM QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA, COM A FINALIDADE DE CONHECER A TRAJETÓRIA ESCOLAR, A VISÃO DA FUTURA PROFISSÃO, BEM COMO OS DILEMAS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS DURANTE O CURSO, PARTINDO-SE DO PRESSUPOSTO DE QUE ESSES ALUNOS ORIUNDOS EM SUA MAIORIA DE ESCOLAS PÚBLICAS, TÊM SE CONSTITUÍDO NA CLIENTELA MAJORITÁRIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA DAS FACULDADES PRIVADAS. BUSCOU-SE VERIFICAR OS SABERES PRESENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DESSES ALUNOS E DE QUE MANEIRA SE DÁ A RELAÇÃO ENTRE ESTES SABERES, O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. A ANÁLISE DOS DADOS MOSTROU QUE OS ALUNOS TÊM DEFICIÊNCIAS ANTERIORES DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, POSSUINDO DIFICULDADE E INSEGURANÇA EM RELAÇÃO AOS SABERES DIDÁTICOS E CURRICULARES, DEVIDO À CONCILIAÇÃO ENTRE ESTUDO E TRABALHO. REVELAM IMAGENS POSITIVAS E COERENTES COM RELAÇÃO À FUTURA PROFISSÃO, QUE PODEM INFLUENCIAR NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. VERIFICOU-SE TAMBÉM A NECESSIDADE DE REFLEXÃO DOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS RESPONSÁVEIS, AO IMPLEMENTAREM NOVAS MEDIDAS NESTA ÁREA DE FORMAÇÃO INICIAL. | 
| Descripción : | IGCE/UNESP/RIO CLARO (SP) | 
| URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1222 | 
| Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO  | 
| Aparece en las colecciones: | Jovens Universitários | 
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese.pdf | 646.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador